Comunidade acadêmica da UFFS pode participar de livro comemorativo aos 15 anos da Rede CIDIR
Textos podem ser enviados até o dia 30 de março.

Publicado em: 15 de março de 2022 15h03min / Atualizado em: 15 de março de 2022 18h03min

A Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional (Rede CIDIR) completou 15 anos de existência no final de 2021. Uma das ações comemorativas é a edição de um livro com a colaboração das instituições que fazem parte da rede de pesquisa.

A Universidade Federal da Fronteira Sul faz parte da Rede CIDIR desde o ano de 2010, passando os três primeiros anos como membro associado até integrar-se definitivamente em 2013. Daí em diante, a UFFS passou a ter assento na Assembleia da Rede, ocupando, hoje, o cargo de vice-presidente, pelo Brasil, com o professor Edemar Rotta.

Como integrante da Rede, os integrantes da comunidade acadêmica da UFFS podem participar da elaboração do livro com o envio de textos, até o dia 30 março, para o e-mail erotta@uffs.edu.br. Na mensagem, indicar os dados: autor, título e um breve resumo da proposta. Caso a proposta seja aceita, o autor tem até o dia 30 de abril para a elaboração do texto completo.

Podem ser submetidos artigos sobre os seguintes temas:
a) Desenvolvimento sustentável: crescimento econômico vs. mudança climática; crescimento econômico vs. distribuição de renda e qualidade de vida; a relação Estado, sociedade e mercado no quadro de um futuro possível.
b) Ensino superior: novas tecnologias e novos estilos de vida: impacto na formação e no trabalho; ampliação do acesso: políticas de inclusão e qualificação para inserção na sociedade do conhecimento.
c) Integração regional: evolução do processo em nossa região: reflexões; sucessos e fracassos; ações propostas.

Orientações para elaboração dos textos:
A organização solicita que os artigos tenham entre 3.000 e 6.000 palavras, além de um resumo entre 100 e 150 palavras, e sejam organizados com as seguintes seções/legendas:
- Contexto e fundamentos;
- Situação preliminar;
- Evolução recente;
- Prospectiva, considerações e recomendações.

Conforme Edemar Rotta, “a Rede CIDIR é uma rede de instituições. Portanto, qualquer servidor ou aluno da UFFS pode participar. Atualmente temos a integração de alguns integrantes da comunidade acadêmica às atividades da Rede. É impossível precisar quantos, dadas as parcerias e trabalhos conjuntos entre as instituições que integram a Rede. Mas, podemos dizer que a presença da Rede CIDIR é mais forte na UFFS - Campus Cerro Largo, em especial no Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas”.

Sobre a Rede CIDIR

Trata-se de uma rede de instituições, com estatuto próprio desde 2006. A Assembleia da Rede ocorre uma vez ao ano, com reuniões ordinárias do Comitê Executivo e dos representantes das instituições que são membros plenos. O estatuto prevê um conjunto expressivo de atividades possíveis entre as instituições da Rede.

A UFFS participou, nesses anos, das mais variadas formas, de maneira especial nos simpósios da Rede (que ocorrem a cada dois anos, de forma alternada, no Brasil, Argentina e Paraguai); nas assembleias gerais, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2017, a UFFS sediou, em Cerro Largo, o VIII Simpósio da Rede (o livro dos 10 anos da Rede foi organizado a partir desse simpósio e publicado pela Editora UFFS). Em 2020, foi criada a Red Internacional de Ambientes de Apoyo a Innovación y Emprendedurismo de la Red CIDIR, na qual a UFFS tem participação por meio de representação dos campi Cerro Largo e Chapecó, mas integrando também o Campus Laranjeiras do Sul.

Na visão de Rotta, “a Rede CIDIR está consolidada no cenário das IES da Região Transfronteiriça; envolve 24 instituições e uma centena de cursos. Precisa ser um espaço mais intensamente utilizado pela UFFS no sentido de internacionalizar nossas atividades, de forma especial com os parceiros do Mercosul”.