Publicado em: 12 de dezembro de 2017 11h12min / Atualizado em: 12 de dezembro de 2017 21h12min
Agricultora, licenciada em Pedagogia atuante na Educação Popular, militante no Movimento das Mulheres Camponesas em Santa Catarina e agora Presidenta do Conselho Estratégico Social (CES) da UFFS, é assim que se apresenta Justina Cima.
A posse ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), durante a última reunião ordinária do ano de 2017. Tradicionalmente, no CES, as presidências são revesadas entre os três estados Sul. Justina é a representante do estado de Santa Catarina. A última presidência foi do Rio Grande do Sul, exercida por Rui Valença.
Para Justina, assumir a presidência do CES nesse momento tem uma importância muito grande. “Aceitei fazer o debate e ser a indicação dos movimentos sociais e de toda a comunidade para continuar fazendo debate sobre a importância da UFFS como universidade popular e também com uma preocupação bastante grande devido à conjuntura nacional, de golpes, retrocessos nos direitos sociais, desmonte do Estado, e num contexto de ataque à educação pública”, afirma.
Ela comenta que vê o momento brasileiro como grave e que exige a atuação. “Precisamos fortalecer a luta popular, a mobilização em defesa das políticas públicas, pela democracia e pelo Estado Brasileiro. E a Universidade precisa liderar essa luta. Então, assumir a presidência, nesse momento, é reafirmar a luta na defesa e na promoção da universidade pública e popular preocupada com as questões sociais”, pontua Justina.
Sobre as pautas que pretende por em discussão no CES, ela comenta: “sou uma mulher camponesa, uma mulher trabalhadora. Quero levar também a demanda da luta feminista, da questão de gênero, para dentro do Conselho, para que possamos capitanear discussões no âmbito da Universidade”. A Agroecologia como alternativa de vida também será uma das pautas defendidas por Justina. “A Agroecologia como um modo de organização da sociedade é o que defendo. Também quero debater com mais ênfase a questão agroecológica como modo de vida, de produção. É uma questão que precisa ser fortalecida e aprofundada”, finaliza.
Justina foi escolhida entre os pares para assumir o Conselho Estratégico Social da UFFS na gestão dezembro 2017-2019.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29 de novembro de 2024
Nossa UFFS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos