Publicado em: 24 de fevereiro de 2010 10h02min / Atualizado em: 17 de março de 2017 10h03min
Florianópolis – Os pró-reitores de Graduação, Solange Maria Alves, de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, e de Planejamento, José Alex Sant’Anna, nomeados pelo reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, consideram grande o desafio de realizar um trabalho unificado em uma instituição multicampi. A professora Solange Maria Alves afirma que a Fronteira Sul tem características semelhantes, mas também diversidades que devem ser consideradas no processo de construção da universidade.
Em sua área, a pró-reitora considera que as primeiras ações giram em torno da revisão do projeto pedagógico, da revisão do conjunto de conteúdos das disciplinas e dos horários de funcionamento de cada curso.
Para garantir uma boa estrutura e qualidade nas áreas de conhecimento, a pró-reitora propõe a constituição de um Núcleo de Assessoria Pedagógica, encarregado de ordenar toda a política de graduação da UFFS, uma política de formação continuada na docência, canais de diálogo com acadêmicos e com professores e organizar um atendimento de qualidade ao aluno nos diferentes espaços como secretaria acadêmica e biblioteca.
Todas as ações devem se adequar às diretrizes da política de educação superior do país. “Cabe à docência planejar, ordenar o raciocínio por meio de estratégias que fomentem a apropriação, a construção e a difusão do saber no ensino, pesquisa, e extensão”, ressalta a pró-reitora, mestre em Educação pela Unicamp e doutora em Educação pela USP.
A partir da missão e dos objetivos estabelecidos para a universidade, cuja construção se deu por meio da participação de inúmeras lideranças e movimentos sociais, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, diz que tem a tarefa de vocacionar a pesquisa e criar cursos e programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu que respondam às necessidades regionais e contribuam para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico, especialmente da região de abrangência da UFFS. “Assim que iniciarem as atividades acadêmicas, começaremos as discussões que devem definir as linhas e os grupos de pesquisa da instituição, assim como os cursos e os programas estratégicos no campo da pós-graduação, especialmente os de mestrado e de doutorado.”
Trevisol é pós-doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e foi pró-reitor de Pesquisa, Graduação, Pós-Graduação e Extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
O pró-reitor de Planejamento, José Alex Sant’Anna, vai trabalhar para que a UFFS cumpra sua missão de oferecer ensino público de qualidade e, para isso, segundo ele, é necessário planejar como a instituição vai crescer e em que direção. “Temos que ajustar as bases filosóficas da universidade às políticas governamentais e aos anseios da sociedade”, diz Sant’Anna. Ele considera essencial para o êxito do projeto três fatores: vontade, o respeito ao coletivo e cumprimento ao plano acordado. O pró-reitor ressalta que o planejamento da universidade a curto e longo prazo deve ser realizado de forma estável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural das regiões. “Vamos propor um novo patamar cultural e de vida para as comunidades.”
Sant’Anna foi um dos criadores e primeiro pró-reitor de Administração da Universidade Federal do ABC, tem especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, é professor convidado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e possui doutorado em Engenharia dos Transportes pela Universidade de São Paulo (USP).
No processo de composição das equipes da UFFS, o reitor, Dilvo Ristoff, também nomeou a diretoria executiva do campus de Erechim: Ilton Benoni da Silva para o cargo de diretor do campus, Dirceu Benincá, para coordenador administrativo, e Paulo Bittencourt, para o cargo de coordenador acadêmico. As portarias foram divulgadas no Diário Oficial da União de 17 de fevereiro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17 de dezembro de 2024
Cerro Largo
16 de dezembro de 2024
Informe UFFS