Consuni aprova e concede primeiro título de Doutor Honoris Causa da UFFS
Título vai para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua contribuição para a criação da Universidade

Publicado em: 26 de agosto de 2024 15h08min / Atualizado em: 26 de agosto de 2024 15h08min

Na última sexta-feira, dia 23 de agosto, o Conselho Universitário (Consuni) publicou a Decisão 17/2024, que aprova e concede o primeiro título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Fronteira Sul ao atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta foi feita pela Reitoria da UFFS no início de maio de 2024 e aprovada pelo Consuni na 7ª Sessão Ordinária, realizada em 22 de agosto.

Conforme o Artigo 71 do Estatuto da UFFS, o título de Doutor Honoris Causa pode ser atribuído “a personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos”. Com base nisto, o texto da proposta apresentada ao Consuni utiliza como justificativa “a destacada e reconhecida liderança exercida pelo candidato ao título em âmbito nacional e internacional, especialmente no campo da educação básica e superior, da ciência e da tecnologia”. Assim como “o papel que Luiz Inácio Lula da Silva exerceu no processo de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul, cuja lei de criação foi assinada por ele em 15 de setembro de 2009 (Lei n 12.029/09)”.

O relator da proposta encaminhada ao Consuni foi o conselheiro Jaime Giolo, diretor do Campus Passo Fundo. Em seu parecer, ele considerou que a propositura estava “plenamente justificada” e agregou observações com o objetivo de reforçar o que foi exposto. Segundo o relator, “o primeiro título de Doutor Honoris Causa que a Universidade Federal da Fronteira Sul vai conceder não poderia ter um destinatário mais adequado, merecedor e obrigatório do que Luiz Inácio Lula da Silva, personalidade que deu causa à própria existência da UFFS. Qualquer outro que fosse escolhido, entre tantos que são merecedores, atrairia para a instituição olhares surpresos e sentimentos desapontados por uma sensação de injustiça e de ingratidão. Depois deste primeiro – concedido, por dever, a quem de direito – todos os demais serão justos e legítimos”.

No prefácio da obra “Universidade pública e popular. Escritos sobre a UFFS” (2022), de autoria do professor Antonio Inácio Andrioli, o presidente Lula destacou: “Muito me orgulho de ter sido o presidente que mais garantiu o acesso de brasileiros e brasileiras ao ensino superior. No meu governo, construímos o maior número de novas universidades públicas da história deste país. Tenho imensa admiração por cada uma delas, e guardo um carinho especial pela UFFS. Em primeiro lugar, por um acaso histórico: ela foi a 11ª universidade criada pelo meu governo, o que nos faz superar a marca histórica de Juscelino Kubitschek, até então o recordista na criação de universidades. Mas sobretudo pelo que a UFFS traz inscrito em seu DNA: ela nasceu da luta dos movimentos sociais, e nada menos que 90% de seus alunos vieram da escola pública”.

Entrega

A entrega do título a Lula deverá ser feita após as eleições municipais deste ano. A Reitoria, em conjunto com a Presidência da República, definirão a melhor data para a solenidade.

Lula já recebeu o título de Doutor Honoris Causa de 35 instituições de ensino. Destas, 13 universidades argentinas, 16 brasileiras, 1 boliviana, 2 equatorianas, 1 espanhola, 1 francesa e 1 portuguesa.