DCE da UFFS – Campus Erechim toma posse

Publicado em: 05 de julho de 2011 09h07min / Atualizado em: 21 de março de 2017 14h03min

O primeiro Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Erechim tomou posse na última segunda-feira, em cerimônia realizada no auditório da instituição.

A eleição aconteceu no dia 29 de junho e os estudantes optaram por concorrer com chapa única. O processo de estruturação e escolha dos candidatos ao DCE foi realizado através de amplo debate coordenado pelo Movimento Pró-DCE que teve início ainda no primeiro semestre de 2010. Segundo os candidatos eleitos, a chapa foi estruturada através de colegiado, desta forma, todos os coordenadores possuem peso igual nas decisões e cada coordenação exerce um trabalho específico.

Durante a solenidade de posse, o acadêmico Micael Marcheti Dutra, falou em nome do grupo que estará a frente do DCE por 1 ano. Para ele, o DCE assume o compromisso de representar e defender os interesses do corpo discente no âmbito acadêmico, mas também junto à comunidade externa e, com isso, buscar melhorias para a UFFS Campus Erechim. “Mobilizar os acadêmicos em busca de uma universidade pública e de qualidade, lutando por direitos como ensino, cultura, restaurante e moradia universitários, transporte, enfim, tudo o que é necessário para o nosso processo educativo”, afirmou.

A estudante da turma de Pedagogia 2010 e membro da comissão eleitoral, Daiane Dambros, relatou que “participar desta comissão foi uma experiência única e gratificante, pois é um marco histórico para a comunidade local, além de importante avanço no processo de representatividade dos discentes. Também um momento privilegiado de aprendizado sobre cidadania e democracia”.

O diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, presente na posse afirmou que a formação acadêmica, profissional e humana na universidade não acontece somente nos espaços de sala de aula, laboratórios, conferências, eventos, ela se faz numa dimensão maior, por dentro dos processos políticos. O diretor ressaltou que os estudantes sempre marcaram presença e voz na política nacional e que em virtude disso grandes coisas aconteceram. “A sabedoria de iniciarem o DCE com uma gestão colegiada vai repercutir de uma forma muito importante na história da instituição, na história do campus, na história do movimento estudantil do Campus Erechim”, ressaltou.  O diretor ainda finalizou sua fala afirmando que a direção estará sempre aberta para o diálogo, cobranças e parcerias políticas em prol dos estudantes e da educação.

Veja como ficou a composição da chapa eleita:

Coordenador I
Micael Marcheti Dutra
Acadêmico de Agronomia-2010

Coordenador II
André Tonet Ponciano
Acadêmico de Geografia-2011

Coordenandor III
Núbia Raquel Lyneburger
Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo-2010

Coordenador IV
Fabrício Ricardo Rosset Biazin
Acadêmico de História-2010

Coordenadoria de Finanças e Patrimônio
Geremias Maximiano Moreira
Acadêmico de Ciências Sociais-2011

Coordenadoria de Comunicação
Henrique de Lima Santos
Acadêmico de Filosofia-2010

Coordenadoria de Cultura e Eventos
Siane Camila Luzzi
Acadêmica de Engenharia Ambiental-2010

Coordenadoria de Extensão
Elisangela Sordi
Acadêmica de Agronomia-2011

Coordenadoria de Assistência Estudantil
Silvia Maria Ujacov
Acadêmica de Pedagogia-2010

Coordenadoria de Formação Política
Guiomara Regina Freitas
Acadêmica de Pedagogia-2011

Coordenadoria de Movimentos Sociais
Igor Todescatt
Acadêmico de História-2011

Coordenadoria de Integração Estudantil
Sheila Patrícia de Andrade
Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo-2011

Coordenadoria de Ensino e Pesquisa
Grégori Betiano Bieniek
Acadêmico de Engenharia Ambiental-2010