Diretorias de Gestão da Informação e Gestão de Pessoas promovem eventos

Publicado em: 23 de fevereiro de 2011 08h02min / Atualizado em: 20 de março de 2017 15h03min

Eventos promovidos na semana que passou movimentaram dois setores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Entre os dias 16 a 18 aconteceu o primeiro Encontro de Bibliotecários e Arquivistas e no dia 17 palestra sobre Combate a Incêndios e Primeiros Socorros e divulgação do Plano de Emergência.

O encontro de bibliotecários e arquivistas reuniu pela primeira vez os nove bibliotecários e os três arquivistas que atualmente fazem parte da Diretoria da Gestão da Informação. Segundo a diretora da DGI, Sigrid Weiss Dutra,  objetivo do evento foi “a integração das equipes que atuam com um dos elementos essenciais na universidade, ou seja, a comunicação”. Na programação, apresentação da estrutura da DGI e das equipes de arquivistas e bibliotecários, organizada com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento da UFFS. Outro ponto foi a apresentação das 15 metas prioritárias a serem desenvolvidas daqui para frente pela diretoria. Na quinta-feira, as equipes conheceram detalhes sobre a Base Tecnológica em fase de construção e os recursos disponíveis atualmente aplicação em bibliotecas e arquivos, bem como tiveram contato com as bases de dados de livros eletrônicos que a UFFS disponibilizará em breve.

Na manhã de sexta-feira, os participantes do encontro acompanharam a palestra “Redes humanas – um desafio a enfrentar”, com a professora Regina Célia Baptista Beluzzo, do campus da Unespe de Marília. Na percepção das bibliotecárias Adriana Cativelli e Soraya Waltrick, do campus de Chapecó, os três dias de encontro proporcionaram momentos de reflexão sobre o trabalho em equipe. “Compartilhamos momentos no qual conhecemos as atividades de cada setor e treinamos o acesso a livros eletrônicos de várias editoras”, salienta Adriana. Na avaliação da bibliotecária Soraya, “foi um momento de grande importância para o desempenho de nossos serviços a comunidade acadêmica”. O bibliotecário Cristiano de Carvalho, do campus de Erechim, compartilha da mesma opinião. “Estas oportunidades de interação são ótimos para troca de experiências e para o diálogo entre as equipes dos campi, numa ideia de integração proposta desde o início pelo DGI”.

Plano de Emergência

O Setor de Qualidade de Vida da Diretoria de Gestão de Pessoas organizou, na tarde da quinta-feira 17, no campus-sede, evento para divulgação do Plano de Emergência da instituição e das equipes de emergência já constituídas. Na programação aconteceu a primeira palestra sobre primeiros socorros e combate a sinistros  destinada aos servidores do campus de Chapecó, a cargo do Corpo de Bombeiros. Outros eventos com esta intenção estão previstos para acontecerem em Chapecó e nos outros quatro campi da UFFS (Erechim, Cerro Largo, Laranjeiras do Sul, Realeza) nos próximos meses. Também estão programados treinamentos especiais para as equipes de emergência de cada um dos campi.

No Plano de Emergência estão estabelecidas as diretrizes de segurança e procedimentos padrão em caso de emergências, como princípios de incêndio, acidentes e ameaças externas. Às equipes de emergência, compostas também pelos técnicos de segurança do trabalho e médicos da instiuição, é reservado o papel de combater situações imprevistas que possam gerar danos às pessoas e às instalações. “Cada campus terá seu próprio plano de emergência, adaptado às suas necessidades e exigências”, informa Simone Knakievicz, do Setor de Qualidade de Vida. Em breve, será disponibilizado no site da UFFS uma cartilha de orientações de prevenção e combate a acidentes.