Dirigentes da UFFS participam de eventos nacionais

Publicado em: 02 de dezembro de 2010 11h12min / Atualizado em: 20 de março de 2017 13h03min

Durante o mês de novembro, pró-reitores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participaram de eventos nacionais em suas respectivas áreas.

Entre os dias 10 e 12, os pró-reitores de Planejamento, Vicente de Paula Almeida Júnior, e de Administração e Infraestrutura, Rogério Cid Bastos, estiveram no Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

A quarta reunião do Forplad em 2010 ocorreu em São João del Rei, Minas Gerais. São quatro reuniões durante o ano. A próxima deverá acontecer em março de 2011, em Goiânia. Conforme Almeida júnior, “a presença no encontro coloca a UFFS em contato com a agenda de trabalho em âmbito nacional sobre as principais questões vividas pelas universidades federais, relacionadas à avaliação, eficiência e planejamento do gasto público, além de modelos de gestão, entre outros temas”.

O vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo, e o professor Élsio José Corá, participaram entre os dias 24 a 26, em Brasília, do Seminário Internacional “Educação Integral em Jornada Ampliada: desafios e experiências para as políticas públicas em diferentes países”.

Promovido pelo Mec/Secad, o Seminário girou em torno de debates e reflexões acerca das experiências de educação em jornada ampliada/jornada completa/tempo integral. Entre as atividades que participou, Giolo coordenou a mesa “Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental: Pilares da Educação Integral” e apresentou a obra “Caminhos para elaborar uma proposta de Educação Integral em Jornada Ampliada”.

Entre os dias 23 a 26 de novembro aconteceu o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex),  na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André. A UFFS foi representada no evento pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Geraldo Ceni Coelho. Na pauta do encontro, aprovação do regimento do Forproex, discussão sobre o Decreto nº 7233, Art. 4º, parágrafo 2º, item 8, que trata da “existência de programas institucionalizados de extensão com indicadores de monitoramento”, entre outros assuntos.

Já nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, é um dos convidados no XXVI Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop) na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na programação, palestras e mesas-redondas em torno do tema central: “A Pós-Graduação e a Pesquisa no Brasil: Balanço e Perspectivas”. O evento conta com a participação de dirigentes da Capes, do CNPq e Finep.