Divulgado o resultado provisório da consulta prévia para Reitoria e Direção de Campus

Publicado em: 27 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 15h01min

Após o processo de apuração dos votos, a Comissão Eleitoral Geral divulgou nesta quarta-feira (27) o resultado provisório da primeira consulta prévia à comunidade para escolha dos dirigentes da UFFS, através do Edital 20/2015/CEG/CONSULTA PRÉVIA.

A votação, realizada na terça-feira (26), aconteceu nos seis campi da UFFS e na Reitoria. No total, foram registrados 5.521 votos, entre os quatro segmentos participantes: discentes, docentes, técnicos-administrativos e comunidade regional.

Com 64,7% dos votos válidos, a candidatura de Jaime Giolo e Antônio Andrioli foi indicada pela comunidade universitária para a Reitoria da Universidade nos próximos quatro anos.

Juntamente à consulta para a Reitoria, também foram indicados os novos diretores de campus da Instituição:

Campus Laranjeiras do Sul: Janete Stoffel (62%);

Campus Realeza: Antonio Marcos Myskiw (100%);

Campus Cerro Largo: Ivann Carlos Lago (79%);

Campus Chapecó: Lisia Regina Ferreira Michels (59%);

Campus Passo Fundo: Vanderlei de Oliveira Farias (100%).

No Campus Erechim, será realizado segundo turno entre os candidatos mais votados: Emerson Neves Da Silva (40%) e Anderson André Genro Alves Ribeiro (38,6%).

Próximos passos

O Conselho Universitário (CONSUNI), instância máxima da Instituição, se reunirá em sessão especial para elaborar a lista tríplice que será encaminhada à Presidência da República, a quem cabe a escolha do reitor. A Presidência, então, procederá à nomeação do reitor da Instituição, a partir dos três nomes apresentados. Tradicionalmente, é mantido o resultado das urnas. Como nessa consulta houve somente duas candidaturas, o Consuni comporá a lista com o terceiro nome, conforme Art. 69 da Resolução Nº 21/2014 – CONSUNI.

A escolha para diretor de campus é semelhante. No entanto, neste caso, o Conselho de Campus que comporá a lista tríplice e enviará ao Reitor eleito, que terá a competência para a nomeação de quem exercerá o cargo.

A necessidade de uma lista tríplice está prevista no Decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior.

A partir da publicação provisória, até o dia 29, está aberto o prazo para recursos. A homologação final será no dia 02 de junho.