Divulgados os conceitos preliminares dos cursos de graduação da UFFS
Reitoria realiza live nessa quinta-feira (10) para explicar os indicadores

Publicado em: 10 de dezembro de 2020 11h12min / Atualizado em: 10 de dezembro de 2020 15h12min

A UFFS realiza, nessa quinta-feira (10), às 16h30, uma live para a divulgação dos resultados dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) relativos ao ano de 2019 dos cursos de graduação. A live será transmitida pela página do Facebook UFFS Ao Vivo.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o CPC é um indicador de qualidade que combina diferentes aspectos dos cursos de graduação, sendo constituído de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que avaliam a qualidade dos cursos.  

Em 2019, 13 cursos de graduação da UFFS foram avaliados. São eles: Agronomia, Enfermagem e Engenharia Ambiental, do Campus Chapecó; Agronomia e Engenharia Ambiental, do Campus Cerro Largo; Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental. do Campus Erechim; Agronomia e Engenharia de Alimentos, do Campus Laranjeiras do Sul; Medicina, do Campus Passo Fundo, e Medicina Veterinária e Nutrição, do Campus Realeza.

Desses treze cursos de graduação avaliados, onze obtiveram nota 4 (quatro) e dois – Medicina, do Campus Passo Fundo, e Engenharia Ambiental, do Campus Erechim – obtiveram a nota 3 (três). Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, esse cenário coloca a UFFS como uma das melhores Universidades do Sul do País, com 84,61% de cursos com conceito 4, numa escala de 1 a 5, sendo 5 o máximo.

Conforme a procuradora Educacional Institucional da UFFS, Cecília Ines Duz de Andrade, "o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação e é sempre divulgado no ano seguinte ao da realização do ENADE. Nesse caso, o dado divulgado pelo INEP nessa semana é referente ao ano de 2019. A base desse indicador é o desempenho dos estudantes através do resultado da prova escrita do ENADE, com 40 questões, aplicada anualmente de acordo com as áreas de avaliação do ciclo avaliativo trienal determinadas pela Portaria Normativa  840/MEC/2018; e também do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o valor agregado pelo curso em comparação à nota do ENEM, ou seja, considera o desempenho do estudante no ENADE e suas características de desenvolvimento desde seu ingresso no curso de graduação avaliado e o quanto o ensino superior acrescenta ao conhecimento do estudante e outras questões".