Publicado em: 06 de novembro de 2024 12h11min / Atualizado em: 06 de novembro de 2024 16h11min
A Universidade Federal da Fronteira Sul tem proposta de pesquisa aprovada em edital lançado em 2023 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – Fapergs, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp. O trabalho contemplado tem como temática Estratégia Sustentável para Tratamento de Àguas Residuárias e Produção de Bioprodutos Utilizando Biotecnologia de Microalgas-Bactérias.
A proposta teve como proponente a docente da UFFS Helen Treichel, e como pesquisador responsável na Instituição parceira o docente Gustavo Henrique Ribeiro da Silva, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Conforme Helen Treichel, “a idéia surgiu no âmbito do grupo de pesquisa do Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos, da UFFS Campus Erechim, o qual já possuía cooperação prévia com o grupo de docentes da Faculdade de Engenharia de Bauru – FEB, Departamento de Engenharia Civil, do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Unesp-Bauru. Sendo assim, quando surgiu o Edital, ficou evidente uma oportunidade de formalização desta cooperação, além da possibilidade de recursos para viabilizar a execução de pesquisas de grande importância científica e tecnológica na área ambiental.”
Sobre o projeto
A integração das duas instituições funcionará da seguinte forma: a Unesp terá participação no desenvolvimento de tecnologias para produção de energia renovável e sustentável a partir do tratamento de águas residuárias utilizando microalgas, atuando na otimização da relação entre as etapas do processo. A multidisciplinaridade da equipe do Estado de São Paulo conta com especialistas nas diversas fases propostas, assegurando o cumprimento dos objetivos. Já a UFFS será responsável por estudar uma formulação bioherbicida por meio de processos fermentativos utilizando isolados fúngicos e biomassa de microalgas como substrato.
De acordo com Treichel, “espera-se obter a formulação otimizada de um bioherbicida eficiente e seguro. A aplicação deste projeto destaca a relevância de estudos na área de bioherbicidas e pretende oferecer uma alternativa ambientalmente promissora para práticas agrícolas mais sustentáveis, controlando plantas daninhas, reduzindo o uso de herbicidas químicos e ampliando a segurança alimentar e ambiental, oferecendo a possibilidade de agregar valor a biomassa de microalgas e a bioprospecção de novas cepas fúngicas”.
“Esta contribuição visa ampliar e fortalecer a cooperação entre a Unesp e UFFS, de modo a expandir a regionalização e ampliar a capilaridade da rede de formação de recursos humanos de alto nível para atuar nas áreas do projeto. Por meio desta cooperação visa-se o melhor entendimento e disseminação para as empresas de saneamento dos dois estados, bem como entre os que atuam no setor consultivo de tecnologia. Além disso, informar a população em geral sobre os benefícios trazidos pela pesquisa, em especial a pequenos agricultores que poderão fazer uso da tecnologia na metodologia on farm”, pondera a pesquisadora da UFFS.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05 de novembro de 2024
Editora
30 de outubro de 2024
Eventos