Edital próprio incentiva a promoção de eventos

Publicado em: 11 de março de 2011 09h03min / Atualizado em: 20 de março de 2017 16h03min

Estão abertas as inscrições ao primeiro edital próprio de Apoio a Eventos lançado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As propostas podem ser encaminhadas em dois momentos. Para eventos que acontecem até o final de julho, os coordenadores têm até o dia 16 de março para protocolar os pedidos. Para os que acontecem até o final de dezembro, o prazo é até o dia 14 de junho.

O Edital Nº 001/PROGRAD/PROEC/PROPEPG foi elaborado em conjunto pelas pró-reitorias de Graduação, Extensão e Cultura e Pesquisa e Pós-Graduação com propósito de viabilizar financeiramente a organização de eventos como congressos, seminários, ciclo de debates, exposições, espetáculos, eventos esportivos, festivais. O Edital prevê a disponibilidade total de R$ 140.000,00 para a viabilização dos projetos apresentados nas duas etapas.

As propostas estão sendo avaliadas pelo Comitê Assessor de Extensão e têm como principais critérios para aprovação a adesão às prioridades estabelecidas na Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe), a relevância das temáticas para o ensino de Graduação e Pós-Graduação e a promoção da diversidade cultural e artística e inclusão social, além da contribuição para o desenvolvimento da Pesquisa e da Extensão. As propostas devem ser protocoladas junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e nas coordenadorias acdêmicas no caso dos demais campi da UFFS.

Fortalecer na instituição a cultura do planejamento e a possibilidade de cada campus organizar sua programação de eventos durante o ano. Estas são as principais contribuições do edital conjunto, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol. Na sua opinião, “a proposta de submeter os projetos ao comitê assessor é uma forma de democratizar o acesso aos recursos destinados aos eventos”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Geraldo Ceni Coelho, compartilha da ideia de que a submissão dos projetos é uma maneira de disciplinar as demandas dos cinco campi da instituição. “Uma das expectativas do comitê avaliador é a de que as propostas estejam em sintonia com as políticas propostas pela universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”.

Do ponto de vista dos estudantes, a pró-reitora de Graduação, Claudia Finger Kratochvil, diz que a oportunidade de trazer pessoas com outras vivências e saberes também faz parte do processo de qualificação  dos discentes e uma maneira de arejar o aprendizado. “Os eventos são importantes ambientes para interlocuções, tanto com público externos à universidade quanto entre os diversos cursos de graduação”, analisa Claudia.