Editora UFFS completa 8 anos de história
Todas as 63 obras já publicadas estão disponíveis para download gratuito na página da editora

Publicado em: 01 de outubro de 2024 11h10min / Atualizado em: 01 de outubro de 2024 11h10min

No dia 27 de setembro a Editora UFFS completou 8 anos de história, com a marca de 63 obras publicadas. Para o diretor Antonio Myskiw, o aniversário é uma boa oportunidade para comemorar e, também, rememorar a trajetória da editora. “Neste tempo, mais de seis dezenas de livros publicados, cada qual com sua história dentro da editora que, se estudada, revelaria acontecimentos de diferentes naturezas surgidos na trama de contatos mantidos entre a editora, autores, organizadores e as empresas terceirizadas que transformam o texto em livro”, comenta.

“Há, ainda, outras histórias sobre cada livro nas memórias e pareceres do Conselho Editorial, alguns bem singulares, diga-se de passagem. Editar e publicar livros é a missão da Editora UFFS, tornando público, no formato de livro digital (e-book, no formato pdf ou e-pub) uma parcela do conhecimento científico, cultural e artístico nascido dentro da Universidade Federal da Fronteira Sul ou oriundo da comunidade regional. O livre acesso e a gratuidade são mecanismos utilizados pela Editora UFFS para ampliar o alcance das obras a leitores e leitoras sem a necessidade de custeio”, completa Myskiw.

O diretor lembra que o livro evoluiu, assim como seus formatos. “Do papiro ao e-book, o livro reinventou-se pelas mãos de livreiros, editores e leitores, percorrendo um longo caminho na história humana até a era digital. Em um mundo de bytes e megabytes, o livro não perdeu suas características originais: disseminar conhecimento, entretenimento e imaginação na contínua crença na possibilidade de democratização e socialização do saber e do prazer da leitura. Hoje, é necessário pensar, além do formato do livro, em seu conteúdo, na veracidade da informação contida nele, pois vivemos num tempo em que a desinformação e a mentira são utilizadas para manipular pessoas, pensamentos e práticas políticas”, afirma.

Conforme Myskiw, a maioria dos livros publicados pela Editora UFFS não é escrita para um grande público de leitores, ainda que o desejo seja ter milhões deles. “Cada temática possui seu público-alvo e, em algumas áreas, o número de leitores é, naturalmente, pequeno. No entanto, a Editora UFFS aposta na circularidade do saber inscrito nas páginas de cada livro e que, cedo ou tarde, será lido e levará a novos conhecimentos ou a revisar conhecimentos tidos como clássicos, ou, ainda, permitir avançar no debate sobre antigos e novos paradigmas de pensamento. A Editora UFFS possui reconhecimento dentro do mercado editorial universitário, em especial, no Brasil Meridional. É necessário, no entanto, ampliar a visibilidade para além das redes sociais e elaborar instrumentos para medir com maior precisão o número de acessos e downloads das obras publicadas. Comemorar é necessário”, finaliza.

Novidades

As duas últimas novidades do catálogo da Editora UFFS são os livros “As funções das engenharias e da matemática no projeto moderno”, de Ricardo Cortez Lopes, e “Profissão historiadora em Santa Catarina: passados, presentes e futuros possíveis”, organizada por Fernando Cesar Sossai e Samira Peruchi Moretto. Ambas, assim como todas as demais obras da editora, estão disponíveis para download gratuito em www.uffs.edu.br/editora.

“As funções das engenharias e da matemática no projeto moderno” é um estudo sobre o quanto e como as engenharias e a matemática contribuíram para o projeto moderno, utilizando como pano de fundo um estudo sobre suas histórias e filosofias disciplinares. “Uma das conclusões possíveis é que a matemática contribui com um mundo platônico das ideias a ser alcançado pelo conhecimento moderno, especialmente pela ciência moderna; a engenharia, por seu turno, contribui com as tecnologias de produtos que se tornam ampliáveis a longa escala, e vai ser a estabelecedora e a garantidora do progresso material”, pontua o autor.

A obra “Profissão historiadora em Santa Catarina: passados, presentes e futuros possíveis” é fruto de uma parceria entre a diretoria e os grupos de trabalho da Associação Nacional de História (ANPUH) Santa Catarina. Ela busca aprofundar debates a respeito da trajetória do ofício de historiador no Estado e contribuir como referência para discussões sobre o presente e o futuro da profissão.

Reunião ABEU-Sul

Nos dias 18 e 19 de setembro a Editora UFFS e a Editora Argos, da Unochapecó, foram as anfitriãs da reunião da Associação Brasileira de Editoras Universitárias – Sul (ABEU-Sul). Na programação houve, ainda, conferências e visita à Editora Argos.

Galeria de Imagens: