Publicado em: 25 de outubro de 2022 16h10min / Atualizado em: 25 de outubro de 2022 17h10min
Nesta terça-feira (25), a Editora UFFS publicou mais um livro, cumprindo o Edital Nº 430/GR/UFFS/2020, cujo objetivo é apoiar os programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da Instituição. Trata-se do livro “A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores(as)”, escrito por Marissandra Todero, egressa do Mestrado Profissional em Educação, oferecido no Campus Erechim.
Para o mestrado, a autora escolheu “A alfabetização na escola pública” como temática da sua pesquisa, partindo da experiência vivenciada e das reflexões feitas ao longo da trajetória profissional e acadêmica, em diferentes momentos em que esteve em formação ou na prática cotidiana de sala de aula. Segundo Marissandra, também foram momentos de “reflexão sobre os processos de formação continuada de professores e sobre como a escola pública se faz e se refaz, partindo deste contexto vivido”. E, por isso, a partir da pesquisa, a autora apresenta, no livro, que é um texto adaptado, o estudo de caso realizado em uma escola pública estadual, com uma realidade socioeconômica desfavorecida e que tem um papel importante na comunidade na qual se insere, no município de Erechim.
Relacionados à temática principal, que é a alfabetização em classes populares da escola pública, são discutidos, entre outros aspectos, o contexto histórico, as legislações de diferentes épocas até a Constituição de 1988, os desafios para a formação continuada de professores (as), a educação popular no contexto da escola pública como um espaço de experiências significativas de participação, diálogo e reflexão com os sujeitos que almejam a emancipação e a ação pedagógica no cotidiano escolar. Marissandra destaca a importância das vivências cotidianas no espaço escolar, das práticas realizadas pelas professoras alfabetizadoras, das suas falas, da participação nos diferentes momentos escolares, na observação das práticas em sala de aula, dos dados coletados e de sua análise.
Thiago Ingrassia Pereira, responsável pelo prefácio do livro e orientador da dissertação, reconhece que “por meio de observações e entrevistas com as professoras responsáveis pelos anos iniciais da escola, a pesquisa permite conhecermos alguns dilemas, entraves e desafios desse complexo processo de alfabetizar pessoas. Igualmente, é possível perceber o esforço e o compromisso permanente das profissionais da educação que, cotidianamente, precisam se reinventar”.
O livro está disponível no link: A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores(as).
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