Publicado em: 10 de agosto de 2022 17h08min / Atualizado em: 11 de agosto de 2022 17h08min
No início do mês, a Editora UFFS publicou três obras: Uma iniciação aos testes estatísticos para dados biológicos; Dialogando sobre conhecimento e ciência a partir da cultura Kaingang e da perspectiva decolonial; Na trajetória das Letras: reflexões sobre a construção coletiva da experiência acadêmica na UFFS.
Dois desses livros (“Uma iniciação aos testes estatísticos para dados biológicos” e “Na trajetória das Letras: reflexões sobre a construção coletiva da experiência acadêmica na UFFS”) foram produzidos com o financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de Apoio a Publicações Científicas – Fortalecimento de Editoras (Chamada pública 23/2018), coordenado por Antônio Marcos Myskiw, diretor da Editora UFFS, presidente do Conselho Editorial e docente no Campus Realeza.
Uma iniciação aos testes estatísticos para dados biológicos
O livro é de autoria de Ronei Baldissera, professor de Biologia na Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo e no Colégio Santa Clara, no município de Urubici. O autor explica que a obra pretende ser uma ferramenta para auxiliar estudantes de cursos superiores, principalmente da área das Ciências Biológicas.
O livro inclui scripts dos testes em R e trata-se de uma iniciação. Organizado em oito partes, pode ser utilizado como referência complementar nos estudos da análise de dados biológicos. O objetivo é que os estudantes saibam como escolher um teste estatístico para um experimento específico, como aplicá-lo e como interpretar os resultados.
Dialogando sobre conhecimento e ciência a partir da cultura Kaingang e da perspectiva decolonial
Este livro decorre da seleção de obras dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da UFFS, de 2020. A autora é a egressa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFFS e técnica administrativa no Campus Erechim Elisabete Cristina Hammes. Ela busca desvelar, pelo viés da decolonialidade, a exclusão dos povos nativos dos espaços de produção do saber. Para Elisabete, a decolonialidade busca libertar os povos da lógica eurocêntrica, que segue uma linha evolutiva sem considerar saberes outros, epistemes outras, sendo excludente, monopolizadora e centralizadora.
A autora analisa o acesso dos indígenas, mais especificamente dos Kaingang, ao ensino superior e questiona quais as implicações da formação superior para a cultura específica deste grupo. Constituída de dez capítulos, tem como público de interesse os profissionais que atuam nos espaços formativos, de forma a trazer elementos para construir lógicas educativas voltadas ao contexto dos povos indígenas, suas cosmologias, suas estratégias de transmissão e produção de conhecimentos.
Na trajetória das Letras: reflexões sobre a construção coletiva da experiência acadêmica na UFFS
Este livro é organizado pela professora do curso de Letras da UFFS – Campus Chapecó Morgana Fabiola Cambrussi, ela analisa, relata e compartilha as experiências acadêmicas vivenciadas pelo curso ao longo dos dez primeiros anos de atuação. Ao abordar a própria experiência, são debatidos aspectos da formação superior, em especial nos cursos de licenciatura.
A obra trata de questões históricas, como o desenvolvimento do ensino superior na região oeste de Santa Catarina, e de questões atuais, a exemplo das políticas de acessibilidade, ações afirmativas e curricularização da extensão. Com 16 capítulos, em três partes, a obra “celebra os 10 anos do curso de Letras – Campus Chapecó e lança um compromisso com a atuação profissional combativa em resguardo do porvir, da continuidade das conquistas que permitiram o curso chegar até aqui”, avalia Morgana.
O lançamento desse livro ocorreu na abertura da X Semana Acadêmica do Curso de Letras Português e Espanhol - Campus Chapecó. O vice-presidente do Conselho Editorial, Valdir Prigol, ressaltou que a Editora UFFS é uma editora apaixonada por livros, leitores e autores. “Apaixonada por livros e por leitores porque todos os livros são qualificados por um conselho editorial com especialistas das áreas do conhecimento e avaliação às cegas. Apaixonada por autores porque a equipe e o conselho editorial ficam muito felizes toda vez que a editora recebe uma nova proposta de publicação, em uma das três linhas de atuação: acadêmica, didáticos e literatura. Nesse sentido, a editora UFFS é uma das poucas editoras universitárias que publica textos literários”, salienta.
No evento, foram colocados quatro totens no hall do Auditório do Bloco B com os leitores Kindle, para que os interessados pudessem acessar os oito livros da área de Letras publicados pela Editora. A ocasião possibilitou mostrar concretamente o trabalho realizado, assim como aproximar a comunidade acadêmica e a Editora UFFS, que edita e publica, prioritariamente, livros digitais, de acesso livre. Entre os dias 2 e 4 de agosto, dois totens ficaram na Biblioteca com uma diversidade maior de livros disponíveis a fim de contemplar os demais cursos.
*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da jornalista Flávia R. Durgante
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS