Publicado em: 09 de abril de 2024 11h04min / Atualizado em: 09 de abril de 2024 11h04min
No período de 3 a 5 de abril os integrantes da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) na região sul do Brasil realizaram o Encontro ABEU Sul, no campus da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu (PR). Na oportunidade, foram debatidas as principais preocupações, dificuldades, desafios e conquistas das editoras universitárias do Sul e definidas quais demandas serão levadas para a 36ª reunião anual da ABEU, prevista para o mês de maio.
O diretor da Editora UFFS e da ABEU Sul, Antonio Marcos Myskiw, pontua que o resultado das discussões foram 11 demandas/sugestões. Entre elas está a proposta de discussão a respeito do trabalho das editoras junto a Scielo, os custos envolvidos e possíveis alternativas para reduzir os gastos com a indexação de obras. Foi levantada, ainda, a necessidade de ampliação do banco de pareceristas das editoras universitárias e a sugestão de que seja criado um banco único entre as editoras do Sul, como projeto-piloto.
Outra sugestão, segundo Myskiw, é a constituição de um grupo de trabalho na ABEU para o desenvolvimento de um manual de boas práticas editoriais, incluindo todas as etapas do processo editorial e mostrando as distintas abordagens das editoras. Foi proposta também a organização de uma obra contando a história da ABEU, para lançamento em 2027, quando a associação comemorará 40 anos. Sugeriu-se, ainda, que o livro tenha a participação de Leilah Santiago Bufrem, uma das fundadoras da ABEU, que ministrou conferência durante o encontro em Foz do Iguaçu.
Entre as propostas que a ABEU Sul levará para a reunião anual, segundo o diretor, está também a realização de um projeto-piloto, no Paraná, de participação coletiva das editoras universitárias em feiras do livro. A ideia é reduzir despesas com transporte de livros, criando uma logística para o recolhimento e a representação coletiva nas feiras do Sul, alternando entre as editoras do estado.
No encontro também foi sugerido pelos participantes um maior debate em torno dos direitos autoriais de imagem e texto produzidos por inteligência artificial. Além disso, serão encaminhadas propostas relativas aos formatos mais adequados para os livros digitais, a divulgação das editoras na mídia em geral, o fortalecimento do Programa Universitário para a Distribuição de Livros (PIDL) e sobre a orientação técnica necessária em relação a comercialização de livros.
Por fim, conforme Myskiw, a ABEU Sul irá sugerir a articulação da ABEU com outras entidades nacionais para fortalecer a luta contra o Decreto 9262/18, que incidiu sobre os pilares das editoras universitárias. Está sendo proposta a ida de uma comitiva a Brasília, além da promoção de debates, para aprofundar na sociedade os problemas do decreto, incluindo-o na pauta das greves da atualidade, tanto docente quanto de servidores técnicos.
Para o diretor da ABEU Sul, o encontro realizado em Foz do Iguaçu foi de grande importância. Ele destaca que a conferência ministrada por Leilah Bufrem, que trouxe o atual cenário das editoras universitárias no sul do Brasil, foi fundamental para os debates realizados posteriormente. “Junto ao evento ocorreram lançamentos de livros em diferentes locais e a feira do livro, organizada pela editora EdUnila. O próximo encontro está previsto para ocorrer em Chapecó, numa parceria entre a Editora UFFS e a Editora Argos, no mês de agosto de 2024", finaliza.
Reunião anual
A 36ª reunião anual da ABEU integrará o 6° Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, previsto para o período de 20 a 24 de maio na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos