Elaboração do PDI 2025-2032 iniciará nova fase na próxima semana
Segundo seminário será realizado na terça-feira, dia 10, com transmissão pelo canal da UFFS no Youtube

Publicado em: 05 de setembro de 2024 10h09min / Atualizado em: 05 de setembro de 2024 10h09min

Os trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2032 da UFFS, que estão em andamento desde o mês de março, na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, chegarão a uma nova fase. Na data ocorrerá o segundo seminário, no qual serão apresentados os resultados da fase diagnóstica e realizadas proposições e discussões que embasarão a fase normativa do processo de construção do novo PDI.

O pró-reitor de Planejamento, Ilton Benoni da Silva, afirma que “o PDI é o principal instrumento de planejamento de longo prazo da Universidade. Por isso, o processo que irá indicar os caminhos e ações que definem o futuro da Instituição precisa ser amplo e participativo. Assim, na reunião de 21 de março de 2024 foram definidos 10 GTs de elaboração do diagnóstico institucional, com possibilidade de ampla participação de toda a comunidade universitária. Essas equipes produziram seu trabalho com um olhar mais atento ao desenvolvimento da UFFS no período de vigência do último PDI (2019-2024). Os resultados foram encaminhados para uma Comissão de Sistematização e Elaboração do documento do diagnóstico, que será a referência básica para as reflexões, debates e encaminhamentos do seminário do dia 10 de setembro”.

Benoni explica que na manhã do segundo seminário será apresentado o documento produzido pela comissão (composto por 148 páginas), que já foi enviado para a comunidade universitária realizar uma leitura prévia, para qualificar as intervenções e debates. Também haverá uma apresentação esquemática dos resultados produzidos pelos coordenadores dos GTs, na abertura do seminário. “Assim, a consolidação mesma dessa fase diagnóstica se dará com o referido documento, acrescido da sistematização dos debates do dia 10 e, eventualmente, de novos estudos e análises indicados nas reflexões”, completa Benoni.

Na parte da tarde “com base em todo o trabalho prévio, o seminário objetiva a definição dos eixos de produção do PDI, bem como das metodologias a serem adotadas e do cronograma a ser executado”, comenta Benoni. Ele lembra que o evento será realizado presencialmente no Campus Chapecó, mas os campi estão se mobilizando para participar em espaços coletivos, como salas de videoconferências e auditórios, com a possibilidade de participação efetiva nos debates e decisões. O evento também terá transmissão pelo canal de Youtube da UFFS.

Próximos passos

“Definidos os Eixos do Plano de Desenvolvimento Institucional e as estratégias de sua elaboração, passaremos à fase propriamente de produção do documento, que tem prazo para ser concluído e enviado ao Conselho Universitário até 31 de abril de 2025. Mas é preciso salientar que, entre a fase diagnóstica inicial que se consolida agora e a conclusão do PDI, haverá outros momentos importantes de participação da comunidade universitária, para que o planejamento dos próximos oito anos seja fruto dessa participação e posição coletiva”, finaliza Benoni.