Publicado em: 08 de agosto de 2011 08h08min / Atualizado em: 21 de março de 2017 15h03min
O curso de pós-graduação em História Regional, modalidade especialização, teve seu início no último final de semana no Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As primeiras aulas foram sobre Historiografia da História do Contestado e ocorreram no auditório da Unidade Bom Pastor, com os professores Paulo Pinheiro Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Delmir José Valentini, coordenador do curso História Regional.
A cerimônia de abertura contou com as presenças do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, do diretor de Pós-Graduação, José Carlos Radin, do coordenador da Unidade Seminário, Darlan Kroth, o qual representou o coordenador da Unidade Bom Pastor Antonio Valmor de Campos. Trevisol deu as boas vindas aos estudantes que iniciavam o curso de especialização e também aos de graduação em História também presentes.
O pró-reitor falou da importância da área de História para a UFFS, “uma das áreas estruturantes da universidade, inclusive com oferta da disciplina de História da Fronteira Sul para todos os cursos de graduação”. Radin falou da alegria de poder oferecer em tão poucos semestres alguns cursos de pós-graduação. Para o diretor, “é uma oportunidade de trabalhar um pouco mais afinado no campo da pesquisa, ao mesmo tempo que se direciona o estudante para uma cultura nesse campo”.
Na parte inicial de sua aula sobre o conflito do Contestado, ocorrido entre os anos de 1912 e 1916, o professor Paulo Pinheiro Machado fez uma contextualização do momentos político e social pelos quais passava o Brasil no final do Século XIX e início do Século XX. Em seguida, falou do panorama das disputas pelo território, tanto pelos estados de Santa Catarina e Paraná, bem como do envolvimento da Argentina e do Paraguai na contenda.
Machado apontou também como agravante da situação o grande impacto que teve o início da República no cotidiano das pessoas. “Houve um aumento do poder dos coroneis e um esvaziamento do poder central”, ensina o professor, que mencionou a forte religiosidade em volta de algumas figuras de caráter messiânico, aliada a construção da estrada de ferro que cortou a região e acabou expulsando muitos moradores que não tinham a documentação de posse, como elementos importantes naquele cenário. Na segunda parte da aula, Pinheiro fez uma viagem pela historiografia do conflito do Contestado, detalhando os elementos utilizados pelos grupos de autores em três momentos distintos.
Programação de agosto
A pós-graduação em Saúde Coletiva, ofertada no Campus Chapecó, terá seus primeiros encontros nos dias 12 e 13 de agosto. O professor da UFFS Leonardo Santos Leitão falará sobre Saúde, Cultura e Sociedade. Outros dois cursos de especialização também confirmaram suas primeiras aulas, nos dias 19 e 20. No Campus Cerro Largo inicia Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica. A primeira disciplina será Interdisciplinaridade: teoria e prática pedagógica, com o professor Deniz Alcione Nicolay, do Campus Cerro Largo.
O outro curso de pós-graduação a iniciar suas atividades nos dias 19 e 20 é o de História da Ciência, ofertado no Campus Erechim. As primeiras aulas serão dadas pelos professores do Campus Erechim, Gerson Luis Egas Severo e Paulo Sá Bittencourt. Ainda no dia 19 de agosto, no auditório da Unidade Seminário, está programada uma Aula Inaugural contemplando os cinco cursos de pós-graduação que iniciam neste mês de agosto. O evento será transmitido para todos os campi da instituição por meio de videoconferência.
Mais informações sobre os cursos de especialização ofertados pela UFFS podem ser acessadas no site da UFFS www.uffs.edu.br, link Ensino>Pós-graduação>Curso, ou também pelo telefone 2049-3129.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos