Especialização em Saúde Coletiva inicia com aulas sobre Cultura e Sociedade

Publicado em: 16 de agosto de 2011 08h08min / Atualizado em: 21 de março de 2017 15h03min

Nos dias 12 e 13 aconteceram as primerias aulas da especialização em Saúde Coletiva, ofertada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. A primeira disciplina foi sobre o assunto Saúde, Cultura e Sociedade, com o professor da UFFS, Leonardo Santos Leitão,  no auditório da Unidade Seminário do Campus Chapecó. Os encontros acontecem a cada quinze dias.

Conforme o coordenador do curso, Rafael Soder, esta é a primeira das 16 disciplinas que serão ofertadas durante o decorrer dos próximos três semestres. Segundo ele, o grupo de 30 profissionais selecionados entre os 113 candidatos inscritos atuam em áreas da saúde diversificadas, entre eles alguns profissionais que trabalham diretamente na gestão dos serviços de saúde. “Percebemos pela grande procura que existe uma demanda interessante a ser explorada. Acreditamos que para o futuro outros cursos de especialização devam ser ofertados para suprir esta necessidade”, observou Soder.

Em relação às disciplinas que serão estudadas durante a especialização, o professor da UFFS diz que trata-se de uma proposta, de certa forma, inovadora, pois dá ênfase ao cotidiano do trabalhador de saúde e do usuário dos serviços. “Neste caminho pretendemos fazer uma defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)”, salientou Soder. Outra característica pensada para o curso foi o de integrar o ensino de questões que envolvam planejamento, gestão e os processos de saúde e doença. “Quando aparecer a oportunidade, o profissional possa desempenhar bem também a função de gestor”, complementou o coordenador.