Publicado em: 28 de novembro de 2024 14h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2024 15h11min
A Universidade Federal da Fronteira Sul promoveu, entre os dias 20 e 24 de novembro, a 6ª edição dos Jogos Universitários da UFFS (JUFFS), no Campus Erechim. Além das competições esportivas, que envolveram os seis campi da Instituição, o evento contou com uma série de iniciativas culturais que ocorreram em paralelo aos Jogos.
As ações tiveram como intenção integrar cultura e esporte. De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), responsável pela organização do JUFFS, “as atividades culturais propostas para a agenda cultura do VI JUFFS vão além do entretenimento, buscando promover a educação em saúde, a integração comunitária e o protagonismo estudantil. O evento se consolida como um espaço de formação integral, proporcionando aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades, ampliar seus horizontes culturais e se engajar em ações que impactam positivamente a comunidade”.
A programação cultural dos JUFFS somente é possível devido ao apoio e fomento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), em parceria com coordenadores de projetos de cultura da UFFS Campus Erechim. Por meio de editais específicos, a PROEC concede bolsas para estudantes que atuam em projetos de cultura. “Esses bolsistas desempenham um papel fundamental na organização, planejamento e execução das atividades culturais que enriquecem os Jogos Universitários. A iniciativa da PROEC demonstra o compromisso da instituição em integrar a cultura ao ambiente acadêmico, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciar a extensão universitária na prática e contribuir para a formação de um cidadão mais crítico, participativo e engajado com a comunidade”, salienta a diretora de Extensão, Marcela Alvares Maciel.
Atividades culturais
Entre as atividades presentes durante o VI Jogos Universitários da UFFS está a campanha "Cultura e Esporte em Conexão", que reforça a importância da interdisciplinaridade na formação dos estudantes e na construção de uma sociedade mais justa e humana. A iniciativa demonstra o compromisso da UFFS em promover a cultura como um direito de todos e um elemento fundamental para o desenvolvimento humano e social.
Outra atividade cultural que merece destaque ocorreu durante a cerimônia de abertura, com a apresentação do grupo de dança independente Daveros. “A inclusão da apresentação do grupo Daveros na abertura dos JUFFS reforça a proposta do evento de integrar diferentes expressões artísticas, promovendo a cultura como um elemento fundamental para a formação integral dos estudantes e para o desenvolvimento humano e social” menciona Maciel.
A programação dos Jogos Universitários da UFFS (JUFFS) incluiu ainda uma corrida rústica com participação da comunidade regional e chegada do musical, com apresentação de estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo. A iniciativa, que une esporte e música, procurou marcar e acolher os atletas e público presentes para o encerramento do evento.
Agenda cultural
Música: O programa Fronteiras Sonoras apresentou espetáculo “Deloan Live Loop Music”, com egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo, bastante atuante no cenário musical de Erechim e região. A iniciativa demonstra o compromisso do JUFFS em promover a cultura local e regional, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e apreciar diferentes expressões artísticas.
Games: O projeto Sinfonia em Games e a roda de conversa "Como ser um gamer profissional?" com Kingz imergiram o público no universo dos jogos eletrônicos. A escolha do tema reflete a crescente popularidade dos games entre os jovens e a importância de discutir as diversas possibilidades dessa área, desde a criação artística até o desenvolvimento profissional.
Dança: O projeto Quinta Dançante, com edições especiais ao ar livre, promoveu a interação e o bem-estar através da dança. A iniciativa ofereceu uma oportunidade para os participantes se divertirem, aprenderem novos ritmos e se expressarem corporalmente.
Bem-estar: A prática de Tai-chi-Chuan - meditação em movimento foi ofertada como uma atividade que integra corpo e mente, promovendo o relaxamento e o autoconhecimento. A inclusão dessa prática demonstra a preocupação do JUFFS com a saúde integral dos participantes, englobando aspectos físicos, mentais e emocionais.
Teatro: As Oficinas do Devasso, com destaque para a oficina de teatro para iniciantes, e a performance "Cores em Movimento", do Grupo de Teatro Devassos, proporcionaram aos participantes a chance de experimentar o mundo cênico. As atividades teatrais estimulam a criatividade, a expressão individual e o trabalho em equipe.
Intercâmbio cultural: O intercâmbio intercampi de projetos culturais, com a participação do Projeto Sunset da Federal, do Campus Chapecó, amplia as possibilidades de interação e troca de experiências entre os diferentes projetos culturais da universidade. Essa iniciativa fortalece o multicampismo da UFFS e enriquece o panorama cultural do evento.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos