Expresso facilita comunicação corporativa

Publicado em: 06 de dezembro de 2010 08h12min / Atualizado em: 20 de março de 2017 13h03min

A partir de segunda-feira (6), servidores da UFFS terão facilitada a comunicação entre si. O sistema de comunicação corporativa Expresso será colocado no ar.

A equipe que trabalhou durante quatro meses na implantação do Expresso vai deixar o sistema de e-mails desativado das 18h às 20h naquele dia para finalizar a migração do antigo e-mail institucional para o Expresso. Mas são duas horas que vão compensar: os usuários terão à disposição uma série de novas possibilidades de comunicação.

Inicialmente, como explica o professor e coordenador de Gestão de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Sistemas da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, Luciano Caimi, além de ter acesso ao webmail, os servidores poderão acessar um catálogo de endereços de todos os demais colegas. Também é possível marcar reuniões citando os usuários que também participarão. Feito isso, o próprio sistema checa a agenda dos demais e marca automaticamente o compromisso.

O Expresso ainda dispõe de uma ferramenta de mensagens instantâneas, de um porta arquivo – cujos documentos podem ser compartilhados para leitura ou edição com outros usuários – e um espaço de boletins internos.

“A principal vantagem é ter todos os servidores a um clique”, comenta Caimi. Ele lembra que por ser uma instituição multicampi, a UFFS ganha com o serviço na facilidade de comunicação.

Segundo o professor, as mensagens recebidas no e-mail antigo estarão na nova caixa. Os contatos que não são da instituição não serão importados automaticamente, mas um tutorial na página de entrada do Expresso e no próprio sistema indicarão como fazer a operação. O manual do usuário, nas suas 60 páginas, explica cada aplicativo.

Os usuários e logins não mudam, e a primeira senha será gerada pelo sistema, mas logo no primeiro acesso de cada usuário o Expresso pedirá que a senha seja alterada. Durante o período de migração, os usuários não poderão mandar ou receber e-mails, embora seja possível entrar no sistema antigo.

Após iniciado o uso do Expresso, ficará à disposição o e-mail expresso_suporte@uffs.edu.br para o esclarecimento de possíveis dúvidas.