Iniciam ações do Plano de Logística Sustentável da UFFS 2020/23
Comissão gestora é formada por servidores da Reitoria e dos seis campi da Instituição

Publicado em: 16 de janeiro de 2020 11h01min / Atualizado em: 16 de janeiro de 2020 11h01min

A Comissão Gestora do terceiro Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, com vigência de 2020 a 2023, iniciou as atividades de implementação do Plano na terça-feira, 14 de janeiro. Participaram desse primeiro encontro os integrantes da Comissão Gestora, composta por servidores da Reitoria e dos seis campi da UFFS e criada pela Portaria nº 1482/GR/UFFS/2019.  

Em linhas gerais, o PLS é um instrumento de gestão da sustentabilidade que visa promover o gasto consciente e eficiente do recurso público e a diminuição de impactos ambientais. Trata-se de um plano de ações com objetivos e metas dentro de determinadas temáticas, tais como água e esgoto, compras e contratações sustentáveis, deslocamento de pessoal, energia elétrica, materiais de consumo, qualidade de vida no ambiente de trabalho e resíduos sólidos.

Conforme o chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Rudinei Justi, o plano “envolve principalmente ações relacionadas à existência administrativa da universidade com alguma interface com a questão acadêmica. Durante a construção teremos metas e objetivos a alcançar conforme a temática. Poderá ser redução no consumo de água e energia, diminuição da geração de resíduos, ações de educação ambiental e qualidade de vida no trabalho, compras e contratações sustentáveis, deslocamento de pessoal e outras”.

De acordo com Justi, “o documento visa elaborar e mostrar o que a UFFS está fazendo em termos de sustentabilidade e prospectar um plano de ação com novas práticas e critérios de sustentabilidade a serem seguidos pela administração no período de 2020 a 2023, conforme o estabelecido na IN nº 10/MPOG/2012 e o Artigo nº 16 do Decreto Federal nº 7.746/12. Esse já é o terceiro PLS estruturado na UFFS, então já temos um conhecimento, uma base prévia. O que faremos é ajustar, melhorar alguns aspectos, ouvir a opinião dos membros da Comissão Gestora e da comunidade universitária, nos próximos meses, por meio de pesquisa ou outra metodologia”.


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