Publicado em: 28 de maio de 2012 08h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 10h03min
Quem quiser estudar na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) a partir de 2013, terá que ficar de olho no edital e nas novas regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é o referencial básico para o ingresso nos cursos de graduação da UFFS.
O edital do Enem 2012 foi publicado na edição da sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" . O exame será realizado nos dias três e quatro de novembro. O resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro .
Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012.
Principais mudanças
Uma das novas regras para o Enem diz respeito ao sistema de correção. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Será atribuída nota zero à redação: que não atender à proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".
Inscrições
As inscrições para o Enem foram abertas às 10h desta segunda-feira (28) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho, no site do Enem (http://www.enem.inep.gov.br/). O valor da taxa de inscrição será de R$ 35 e poderá ser paga, via boleto, até 20 de junho.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
O Enem e a UFFS
Os candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas têm um percentual sobre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O candidato que cursou o ensino médio em escola pública tem um percentual de 10% por ano estudado sob a nota da prova do Enem, ou seja, se o candidato estudou os três anos de ensino médio numa escola pública, terá um bônus de 30% sobre a nota do Enem.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS