Inscrições para projetos de extensão vão até 1º de fevereiro

Publicado em: 21 de janeiro de 2011 07h01min / Atualizado em: 20 de março de 2017 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) mantém aberto até o dia 1º de fevereiro o Edital de Apoio a Projetos de Extensão para o ano 2011 (PROEC 01/2010). Até esta data os projetos podem ser encaminhados por meio de preenchimento de formulário próprio, ou pessoalmente na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFFS.

Conforme estabelecido no edital, foram disponibilizadas 72 bolsas para estudantes com valor mensal de R$ 360,00, equivalente à bolsa de Iniciação Científica do CNPq.

O benefício será pago ao longo de 10 meses, com início em 1º de março de 2011. Além disso, a cada projeto será destinado um valor máximo de R$ 4.000,00 para despesas de custeio. Cada professor proponente poderá inscrever apenas um projeto e solicitar no máximo dois alunos bolsistas. Durante o mês de fevereiro um comitê assessor, composto por três representantes de cada um dos cinco campi da instituição e coordenado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura e pela diretora de Extensão e Cultura, avaliará as proposições e selecionará os 36 projetos.

Levará vantagem na escolha os projetos que estiverem alinhados às grandes áreas definidas como prioritárias durante a realização da 1ª Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) da UFFS. Na visão da diretora de Extensão e Cultura da UFFS, Monica Hass, a publicação do primeiro edital de extensão tem significados importantes: a possibilidade de uma leitura mais clara do perfil da extensão na universidade e o de estimular a constituição de programas e projetos de extensão daqui para frente. “Entendemos que o envolvimento de docentes e estudantes com questões práticas proporcionadas por estes projetos é um bom começo para subsidiar as discussões em torno da formatação da política de extensão da UFFS”, avalia Hass.

Outra peocupação da pró-reitoria de Extensão e Cultura neste momento de construção e discussões é de encontrar caminhos para iniciar uma aproximação mais consistente  entre universidade e as comunidades onde a UFFS está instalada. “Outro desafio é fomentar a extensão numa pespectiva de indissocialização entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão, de forma a oferecer um estudo mais contínuo”, avalia Monica.

COEPE - Documento Final