Jornada de Educação Ética terá palestra com auditora da Controladoria-Geral da União
Evento terá encontros em três campi da UFFS nesta semana

Publicado em: 25 de novembro de 2024 13h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2024 14h11min

A edição 2024 da Jornada de Educação Ética da Universidade Federal da Fronteira Sul iniciou no dia 4 de novembro, no Campus Erechim, e depois com encontros no Campus Passo Fundo, no dia 5 de novembro, e no Campus Cerro, em 6 de novembro. Na programação constaram mesas redondas com o tema “A conduta ética dos servidores em Educação Superior, os processos e as funções da Comissão de Ética da UFFS” e mediação da Secretaria Executiva da Comissão de Ética da Instituição.

Nesta semana ocorrem outros três encontros. Na terça-feira, dia 26 de novembro, no Campus Laranjeiras do Sul, e na quarta-feira, 27, será a vez do Campus Realeza receber o evento. As mesas redondas ocorrem a partir das 9 horas, e a partir das 14h os participantes podem acompanhar o relato de casos concretos.

A edição de 2024 da Jornada de Educação Ética da UFFS encerra na próxima quinta-feira, dia 28, no Campus Chapecó, com a palestra “O Sistema de Ética Pública e a importância da Comissão de Ética na qualidade do serviço público”. Com início às 8h30, o encontro será conduzido pela Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União - CGU, Clarice Knihs. A palestrante atuou recentemente como secretária Executiva da Comissão de Ética Pública, órgão vinculado à Presidência da República. Ainda na quinta-feira, a partir das 14h, será realizada uma roda de conversa, com participação de servidores da UFFS em cargos de chefia.

Conforme os organizadores, o objetivo da Jornada é promover a aproximação da Comissão de Ética da UFFS com servidores, estudantes, comunidade externa e trabalhadores terceirizados, para difundir orientações e estimular a reflexão sobre a ética nas relações interpessoais, assim como sobre a conduta ética dos servidores públicos, ampliando a consciência profissional, especialmente no contexto da educação superior.

“A nossa expectativa é o de reunir um bom número de servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados público durante os encontros, interessados em conhecer o trabalho da Comissão de Ética da UFFS e refletir acerca da importância da ética nas relações de trabalho e no cuidado com os bens públicos”, salienta o professor Emerson Martins, presidente da CE UFFS.