Publicado em: 09 de agosto de 2022 09h08min / Atualizado em: 09 de agosto de 2022 15h08min
Inicia, no próximo dia 12 de agosto, a programação de mais uma Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). Neste ano, o tema do evento é Reforma Agrária Popular e Projeto de País!, trazendo para o foco dos debates a questão agrária no Brasil e do lugar da Reforma Agrária Popular (RAP).
A JURA prevê atividades no Oeste Catarinense durante o mês de agosto e setembro, passando pelas cidades de Chapecó e São Carlos. Na programação estão previstas atividades culturais, cine-debate, lançamento de um Dicionário da Agroecologia e mesas de debates.
As inscrições podem ser realizadas nos locais dos eventos, no momento de realização das atividades. A participação será certificada e todos que têm interesse no tema podem participar.
Temas que serão discutidos na JURA
Sobre as temáticas que integram a Jornada, o professor do curso de Geografia da UFFS, Willian Simões, um dos organizadores, enfatiza que a Reforma Agrária Popular (RAP) é um dos mais importantes e a intenção é compreender a RAP “em suas diferentes dimensões e no contexto das determinações históricas de sua construção atual, como programa e como práticas em realização”, explica o professor. Ele continua apontando que o tema é urgente, visto que ainda “vivenciamos concentração de terras, exploração do trabalho no campo, práticas de degradação e mercantilização da natureza e a necessidade de avançar em práticas e políticas que oportunizem o acesso da população brasileira à alimentação saudável.”
Outro tema que será abordado na JURA é o Marco Temporal, que tem como foco a demarcação das terras indígenas. “Trata-se do direito às terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas e que, hoje, alterações no entendimento da aplicação da lei, pode colocar em risco a existência dos povos e seus territórios. É preciso que a universidade promova discussões sobre o tema, com participação de representações dos povos de nossa região”, finaliza Simões.
A UFFS é uma das organizadoras do evento. Sobre essa participação, Simões aponta que a Universidade, enquanto espaço formativo e de produção de ciência, não pode se ausentar do trabalho com os grandes temas da atualidade e dos desafios que se colocam para a melhoria das condições de vida da população brasileira. “O tema da Reforma Agrária Popular compreende uma diversidade de demandas que atingem direta ou indiretamente a todos nós, nos campos e cidades deste país. Falar em reforma agrária é tratar da importância do direito à terra e o cumprimento da sua função social, sobretudo a produção de alimentos saudáveis. Entendo que discutir caminhos e fomentar a pesquisa com vistas à produção de uma alimentação saudável é parte da função social de uma universidade pública e popular como a UFFS.”
Programa JURA 2022
Amostra de Produtos da Reforma Agrária, da Agricultura Familiar e da Economia Solidária
Atividade Cultural: Guerreiros do Condá
Local: Prédio da Reitoria da UFFS, Chapecó-SC.
Data: 12/08/2022 (das 14h00 às 19h30)
Atividades:
- Exposição
- Apresentações culturais:
- Círculos de Diálogo
Cine-debate, círculo de diálogo e almoço no Assentamento Dom José Gomes
Lançamento do Dicionário de Agroecologia
Local: Quiosque Pachamama, Assentamento Dom José Gomes
Tema: Sertão Cerrado, Reforma Agrária Popular e Projeto de País.
Data: 13/08/2022 (das 9h00 às 12h00).
Mesa de debate: Reforma Agrária Popular e alimentação saudável
Local: IFSC, São Carlos.
Data: 24/08/2022, às 13h30.
Mediação: Marluse Castro Maciel (IFSC, São Carlos)
Convidadas/os:
- Janilson Loterio (IFSC, Chapecó)
- Willian Simões (UFFS)
- Juliana Adriano (MST)
Mesa de debate: Marco Temporal e direitos territoriais indígenas
Local: Auditório da UFFS.
Data: 27/09/2022
Mediação: Willian Simões (UFFS)
Convidadas/os
- Emerson Neves da Silva (UFFS)
- Adroaldo Antonio Fidelis (Professor na Terra Indígena Toldo Chimbangue)
- Cléia Salvador (Professora na Reserva Indígena Aldeia Kondá)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS