Publicado em: 04 de julho de 2023 14h07min / Atualizado em: 05 de julho de 2023 10h07min
“Os 10 anos do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas – PIN na UFFS: intinerários percorridos” é o título da obra que celebra a primeira década de um dos programas mais importantes da Universidade Federal da Fronteira Sul. Escrita por servidores e estudantes de todos os campi na Instituição, a obra foi organizada por Lucélia Peron, Rosenei Cella e Diego Palmeira Rodrigues e já está disponível no formato e-book em https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6630.
O livro conta com três seções. A primeira delas traz um relatório sobre o contexto da criação do PIN, o desenvolvimento do programa e os resultados já alcançados. Na segunda seção são tratadas as ações de acolhimento e acompanhamento, tais como a conquista do auxílio PIN, as ações afirmativas do Campus Chapecó, o apoio pedagógico no Campus Erechim, a monitoria PIN no Campus Laranjeiras do Sul, entre outras. Na última seção há espaço para as vozes dos estudantes indígenas, que falam um pouco de si, de suas origens e dos desafios e conquistas em suas trajetórias como alunos da UFFS.
A proposta de produzir um livro para celebrar os 10 anos do PIN surgiu dos membros das comissões geral e local do programa como uma contribuição para construção da memória institucional e dos compromissos firmados pela Universidade com os povos indígenas. “A intenção é divulgar as ações realizadas para garantir o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos indígenas em seus cursos de graduação e pós-graduação, além de aprofundar as reflexões sobre esta temática, que é recente nas discussões da educação superior”, pontua Rosenei Cella, umas das organizadoras da obra.
Segundo ela, os 10 anos do PIN representam o ingresso em um curso de graduação e pós-graduação para muitos jovens indígenas que buscam melhorar as condições de vida, cidadania e dignidade social própria e da sua comunidade. “Essa presença provoca mudanças no cotidiano da Universidade, que precisa se abrir para novos sujeitos, culturas, conhecimentos, relacionamentos, tempos e ritmos diferentes”, ressalta.
De acordo com Rosenei, os textos reunidos no livro registram as diversas faces do programa e os esforços individuais e coletivos que estão sendo empenhados para garantir o êxito da presença indígena na UFFS. “Com a criação e consolidação do PIN, acreditamos que a UFFS está contribuindo com uma mudança significativa na educação da sua região de abrangência e na vida de indígenas de todo o país”, pontua.
Autores
Os servidores que participaram como autores do livro fazem parte das comissões geral e/ou local do PIN, são eles: Lucélia Peron, Rosenei Cella, Cristiano Augusto Durat, Adiles Savoldi, Diego Palmeira Rodrigues, Larissa Brand Back, Dulce do Carmo Franceschini, Marta Luiza Sfredo, Fabio Pontarolo e Marciane Maria Mendes, Maria Alice Canzi Ames e Andréia Florêncio Eduardo de Deus.
Os estudantes autores são indígenas que ingressaram via Enem ou via processo seletivo do PIN, são eles: Marcivaldo Cardoso Lopes, Lucas Kariri, Marcos Tigoo Malaquias, Viviane Kellen Vygte Barão, Joice Batista, Indiamara Paliano, Jandir Francisco, Angelita Claudino, Jackson Menezes de Araújo e Samira Cabral.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos