Livro sobre a UFFS é lançado no Campus Erechim

Publicado em: 12 de abril de 2011 09h04min / Atualizado em: 21 de março de 2017 09h03min

O livro Universidade e suas Fronteiras, que trata da Univesidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), será lançado na sexta-feira (15), no auditório do Campus Erechim, a partir das 19h30min. O evento será aberto com uma apresentação musical, seguido de palestra com o professor doutor Luiz Eduardo Wanderley, sociólogo e ex-reitor da PUC/SP, que prefaciou o livro e abordará o tema: “A universidade e suas fronteiras - o desafio da construção de uma universidade pública e popular”.

Organizado por Dirceu Benincá, doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP e coordenador administrativo da UFFS –- Campus Erechim, o livro foi publicado pela Editora Expressão Popular, de São Paulo.

A obra é um trabalho coletivo de seis autores. O primeiro capítulo, intitulado Uma universidade em movimento, foi elaborado por Dirceu Benincá, que também redigiu a apresentação do livro. O segundo capítulo, Classes populares no ensino superior brasileiro: desafios políticos e pedagógicos é de autoria do professor Thiago Ingrassia Pereira, sociólogo, mestre e doutorando em Educação. Anacleto Zanella, secretário da Educação de Erechim, membro do Movimento Pró-Universidade e Presidente do Conselho Estratégico da UFFS escreve o terceiro capítulo, Universidade, educação básica e o Brasil que queremos.

O quarto capítulo, com o título A experiência do domínio comum na UFFS e as fronteiras do currículo universitário, é uma reflexão do professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, doutor em Sociologia. A universidade e a formação de professores na contemporaneidade: contribuições para uma crítica política foi produzido pelo professor Roberto Rafael Dias da Silva, doutorando em Educação. O último capítulo, Desafios para uma política cultural na universidade, foi redigido pelo professor Rodrigo Manoel Dias da Silva, meste e doutorando em Ciências Sociais.

Para o organizador, entre as motivações para a elaboração do livro esteve o desejo de refletir acerca da importância da criação da Universidade Federal da Fronteira Sul para a mesorregião da grande fronteira do Mercosul e entorno. Além disso, ele comenta que os autores procuraram  discutir alguns aspectos da vida da universidade, percebidos ao longo do primeiro ano de funcionamento da instituição. Benincá explica que também se buscou pontuar elementos que se constituem em desafios e potencialidades para as instituições universitárias em geral e, particularmente à UFFS, no atual contexto.

Ainda de acordo com Benincá, “a educação é um direito social e humano fundamental, inalienável e estratégico. Neste sendito, a UFFS está entre as iniciativas do recente processo de expansão, reestruturação e democratização da educação superior pública com vistas a enfrentar as grandes demandas nessa área. Composta por cinco campi, "a UFFS recobre fronteiras geográficas, sócio-econômicas, culturais e de outras ordens. Situa-se também em uma fronteira de projetos, tendo que decidir entre orientações mais tradicionais e conservadoras ou perspectivas mais inovadoras, inclusivas e populares de universidade".

Esta é a primeira obra que aborda as experiências da UFFS desde a sua implantação e reflexões sobre o cotidiano da instituição. O livro estará à venda pelo valor de R$ 15.