Mestrado em História realizou o VI História em Debate
Atividade debateu o bolsonarismo.

Publicado em: 30 de setembro de 2021 16h09min / Atualizado em: 01 de outubro de 2021 15h10min

O VI História em Debate teve como tema “Bolsonarismo bolsonarista ou Bolsonarismo brasileiro”, que discutiu o fenômeno conhecido como bolsonarismo. A palestra foi realizada pelo professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro João Cezar de Castro Rocha.

O História em Debate: Fronteiras, Migrações e Sociedade, que está na sua sexta edição, é organizado pelo mestrado em História, em parceria com os cursos de licenciatura em História da UFFS dos campi Chapecó e Erechim. Os objetivos do evento são propiciar espaços de debates, compartilhamento de resultados de pesquisas e aprendizados, organizados em conferências, mesas, apresentação de trabalho e oficinas.

De acordo com a coordenadora do mestrado, Samira Moretto, busca-se organizar palestras e mesas dialogando com o tema do evento e com as pautas latentes de discussões. “Nos anos anteriores tivemos palestras que debateram o ofício e a formação do historiador, estudos de gênero, entre outros temas relevantes para história e historiografia. Queremos que esse evento se perpetue e que possamos fazer dele um local de discussões e debates, ambos, fatores indispensáveis para a produção e divulgação do conhecimento científico”, afirmou.

O professor e coordenador do curso de graduação em História, Vicente Neves da Silva Ribeiro, reforçou a importância de um evento que se debruçou sobre a conjuntura atual buscando entender os perigos para a democracia que nela estão embutidos “e, também, de alguma maneira, contribuir para o pensamento crítico, já que a história nos ajuda a pensar historicamente o nosso presente”.

Para o professor e organizador do evento Emerson Neves da Silva, a palestra reuniu problemáticas sociais e debateu o cenário político atual e como isso reflete as circunstâncias desencadeadas pela insatisfação e extremismo político. “O palestrante apresentou a sua análise sobre a conjuntura política atual do país, abordando os elementos históricos que constituem o fenômeno denominado de Bolsonarismo”, disse.

Levando em consideração o contexto da vivência de uma grande crise sanitária e contradições econômicas e sociais no Brasil, o professor Claiton Marcio da Silva, também organizador do evento, destacou que essa condição histórica aparece através de questões problemáticas advindas de uma narrativa já existente no país e que esse evento tem muita importância para o crescimento dos estudantes e de todos aqueles marcaram presença. “Um debate que causa inquietações e nos mostra o quão importante é esse movimento de busca e exposição de fatores fundamentais para explicar como esses fenômenos se desenvolvem no Brasil e de que forma isso afeta a sociedade de forma geral”, concluiu.