Ministra-chefe da Secretaria dos Direitos Humanos visita a UFFS

Publicado em: 06 de setembro de 2013 08h09min / Atualizado em: 29 de março de 2017 09h03min

A UFFS recebeu, na última quinta-feira (05/09), a visita da Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.

Na oportunidade, a Reitoria da UFFS conversou com a Ministra sobre o Seminário de Direitos Humanos, que será realizado em dezembro em Brasília, e sobre a instalação de um Centro de Referência de Direitos Humanos.

Ainda no encontro, foi entregue à Ministra uma cópia do estudo realizado pela USP sobre a morte do vereador chapecoense, Marcelino Chiarello. A UFFS, através da Comissão da Verdade, foi uma das instituições que recebeu o estudo realizado pelo Departamento de Medicina Legal da USP. Os resultados foram apresentados pela professora da Unochapecó, Angela Moreira Vitória, membro do Fórum em Defesa da Vida por justiça e Cidadania, no último mês de agosto, em evento da instituição.

O parecer foi produzido por uma equipe de especialistas em medicina legal, neuropatologia e física. Por meio de várias situações simuladas, inclusive no local onde foi encontrado o corpo do vereador, a equipe liderada pelo médico Daniel Romero Munhoz concluiu pelo homicídio de Marcelino Chiarello.

O caso

Marcelino Chiarello tinha 42 anos quando foi encontrado morto por seu assessor no dia 28 de novembro de 2011. O professor e vereador estava pendurado pelo pescoço pela alça de uma maleta de notebook na janela do quarto de visitas de sua casa, em Chapecó, onde morava com a mulher e o filho de nove anos. O vereador foi membro da Comissão de Implantação da UFFS e integrava o Conselho Estratégico Social (CES).