Publicado em: 25 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 11h03min
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, tratou sobre as políticas públicas do ministério para o amparo aos jovens do campo na Aula Magna do curso Formação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica na noite da última quarta-feira (24), em Chapecó. O curso é uma parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Para o Ministro, a questão central é garantir a autonomia financeira dos jovens no meio rural. Isso envolve política de acesso à terra, política de acesso ao crédito, um debate para que o jovem possa ter uma autonomia de renda para eles já que as propriedades, em geral são familiares -, o acesso aos meios modernos de comunicação, ao lazer, ao entretenimento, à cultura e o tema da educação, afirma.
Na educação, Vargas explicou duas questões que considera importantes para os jovens do campo: a dos livros didáticos para o meio rural e da pedagogia da alternância. Segundo ele, os livros didáticos eram iguais para os meios urbano e rural. Com a aprovação do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), o Ministério da Educação vai adequar os livros didáticos para o meio rural. O segundo ponto é o de métodos pedagógicos para o meio rural. É o método que permite que o jovem estude, e os tempos do meio rural sejam respeitados. Recentemente foi votada a lei que permite que o fundo de desenvolvimento do ensino básico repasse recurso para a manutenção das escolas famílias rurais (que desenvolvem a pedagogia da alternância). Até agora, tínhamos impedimentos legais, as prefeituras não podiam fazer esse repasse. Então é todo um conjunto de debates para que a juventude possa continuar no campo, destacou.
O Ministro elogiou os novos espaços criados aos jovens no campo, como o curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia da UFFS. É muito importante que as nossas instituições de ensino que têm os seus cursos de Agronomia possam investir na produção orgânica e na agroecologia. Temos duas grandes vantagens com isso: estamos formando recursos humanos e viabilizando que mais pessoas que insiram na assistência técnica, para que a agricultura orgânica e agroecológica se amplie no Brasil, frisou.
Ele lembrou que recentemente foi editado o decreto que institui a Política Nacional de Agricultura Ecológica e Produção Orgânica, o que também deve incentivar essa forma de produção. Além disso, Vargas também ressaltou que para o produtor é vantajosa a produção orgânica, citando que nos programas de compras públicas feitos pelo governo da agricultura familiar Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos, é admitido um sobrepreço de até 30% como forma de incentivo a essa produção.
Também participaram do evento o Deputado Estadual Dirceu Dresch, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Diego Kowald, Secretário Geral da Fetraf-Sul e a Vice-Presidente da União Nacional dos Estudantes, Clarissa Alves da Cunha.
Visita às obras da UFFS fez parte da agenda
O Ministro aproveitou a visita para conhecer as obras do campus definitivo da UFFS. Vargas foi acompanhado do reitor da instituição, Jaime Giolo, do vice-reitor, Antonio Andrioli, e de dirigentes da universidade. O campus definitivo da UFFS, que fica na SC-456, em direção ao município de Guatambu, está com dois blocos de salas de aula em fase de finalização e, em execução, blocos de laboratórios, biblioteca e restaurante universitário.
MDA e UFFS assinam termo de cooperação
O curso de Formação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica acontecerá nos campi da UFFS de Realeza (PR), Chapecó (SC) e Erechim (RS). Na primeira etapa do curso, participarão 120 jovens de 120 cidades diferentes dos três estados do sul do país. A ideia do projeto é realizar uma formação em cadeia, pois após esta etapa, os jovens já formados retornarão aos seus municípios para construir conhecimentos com outros 40 jovens. Nesse âmbito, a expectativa é a formação de 4.800 jovens dentro do projeto.
Para a realização do curso, foi assinado, durante o evento, um Termo de Cooperação entre a União, por intermédio do MDA, e a UFFS, na ordem de cerca de R$ 1.700.000,00.
UFFS entrega proposta de Centro de Referência
Ainda durante a cerimônia foi entregue ao Ministro a proposta de criação de um Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos da Agricultura Familiar. De acordo com o projeto, a criação do centro potencializa a UFFS em colaborar no processo de desenvolvimento regional, prestando serviços relacionados à área de alimentos, com ênfase no controle de qualidade, segurança alimentar e preservação ambiental.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS