Monitorias da UFFS têm 98 projetos contemplados nos editais 2022
A distribuição das bolsas foi feita entre projetos aprovados nos seis campi.

Publicado em: 17 de agosto de 2022 14h08min / Atualizado em: 18 de agosto de 2022 15h08min

O Programa de Monitorias de Ensino da UFFS possui três modalidades: por curso, por público-alvo e por componente curricular. Seu funcionamento é realizado a partir da publicação de editais para seleção de projetos de monitoria. Neste ano, com o objetivo de contemplar os semestres 2022.2 e 2023.1, foram publicados os Editais nº09/PROGRAD/UFFS/2022 e nº29/PROGRAD/UFFS/2022.

Em função das diferenças do calendário acadêmico do campus Passo Fundo, o resultado desse campus foi publicado no Edital nº 28/PROGRAD/UFFS/2022. Nele, seis projetos foram contemplados, que possibilitam seis bolsas, com a vigência iniciando em agosto de 2022. No campus, o processo seletivo dos monitores já foi finalizado e os projetos estão sendo executados.

Já o Edital nº29/PROGRAD/UFFS/2022 estabeleceu a seleção dos projetos de monitoria dos demais campi: Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza. O resultado foi publicado via Edital nº32/PROGRAD/UFFS/2022, com a distribuição de 114 bolsas entre 92 projetos de monitoria. A seleção dos monitores está sendo realizada, com a previsão de início das atividades para 19 de setembro. Destaca-se que, concomitantemente às atividades de monitoria executadas pelos monitores, a Diretoria de Políticas de Graduação subsidia a formação inicial e continuada para esses estudantes.

A edição da II Jornada de Monitorias de Ensino, prevista para abranger os anos de 2022 e 2023, terá a conferência de abertura em outubro de 2022. As demais etapas de socialização de experiências nas monitorias e palestras formativas ocorrerão na sequência, em programação a ser publicizada nas próximas semanas.

Programas de Monitoria de Ensino da UFFS

Os Programas tem como finalidade promover a aproximação com a prática docente no ensino superior e contribuir com a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, envolvendo docentes e discentes, na condição de orientadores e monitores, respectivamente. Entre os objetivos, destacam-se:
- promover atividades e oferecer oportunidades de aproximação com a prática docente no Ensino Superior aos acadêmicos dos diferentes cursos de graduação;
- fortalecer e qualificar as políticas de permanência da Instituição, mediante oferta de atividades de apoio pedagógico aos estudantes;
- articular atividades de pesquisa e extensão com as de ensino;
- promover a diversidade no âmbito da universidade;
- promover estudos, debates e reflexões sobre a docência no ensino superior.

Os Programas de Monitoria e Ensino da UFFS abrangem duas modalidades: monitoria remunerada, com bolsa de R$400,00 e monitoria não remunerada. As 114 cotas de bolsas para os projetos são distribuídas entre os seis campi da UFFS.