Publicado em: 08 de dezembro de 2010 11h12min / Atualizado em: 20 de março de 2017 13h03min
A I Mostra de Iniciação Acadêmica promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul está movimentando os campi de Laranjeiras do Sul e de Chapecó. Durante dois dias, os alunos-bolsistas, voluntários nos projetos e os professores orientadores estão usufruindo de um espaço privilegiado para apresentar o resultado dos trabalhos que iniciaram no mês de agosto. A Mostra teve seu início no campus de Laranjeiras do Sul nos dias 2 e 3 de dezembro e prosseguiu em Chapecó durante os dias 9 e 10. Os demais campi da UFFS organizam a apresentação de sua produção no ano de 2011.
No campus de Laranjeiras do Sul, os painéis apresentados pelos alunos durante os dois dias possibilitaram a exposição das experiências e a defesa dos trabalhos desenvolvidos nos últimos quatro meses. Para qualificar e ilustrar melhor os trabalhos de pesquisa, alguns alunos utilizaram meios audiovisuais durante a exposição. Segundo o professor Bruno Fernandes de Oliveira, “o evento gerou conhecimento e os alunos se aprofundaram em assuntos para além dos conteúdos
Professores e Grupo de Teatro em Laranjeiras do Sul
de sala de aula”. Para o estudante André Werlang, voluntário no trabalho Legislação da Tilápia em Tanques Rede, “não interessa tanto ganhar ou não o dinheiro da bolsa, mas sim assimilar os conhecimentos produzidos”. Para André, “o projeto auxiliou na relação entre os integrantes do grupo e também com a comunidade externa”.
Outro professor do campus que teve participação na Mostra foi Josuel Alfredo Vilela Pinto. Para ele, “as investigações servem para consolidar a pesquisa e desfragmentar o conhecimento, e também para expor as pesquisas visando a realização de atividades de extensão futuras”. O evento também permitiu a interlocução entre estudantes e os professores que estavam avaliando os trabalhos. Cerca de cem pessoas participaram do encerramento das atividades no dia 3, que teve como atrações a palestra “Das realidades dos rios de Laranjeiras do Sul”, apresentada pela professora Monica Aparecida Bortolotti, da Faculdades Alto Iguaçu (FAI), além da peça teatral “Padrões de Consumo”, dirigida pelos professores Diego dos Santos e Felipe Mattos Monteiro, com atuações das alunas Jaqueline Dalagnol e Elaine Rosinski (Licenciatura em Educação do Campo), Cintia Mara (Desenvolvimento Rural) e Lo-Ruana (Aquicultura).
Professor Thiago, Mariane Luiza Pohten, André Werlang e Professor Bruno, de Laranjeiras do Sul
Para a fase de Chapecó durante os dias 9 e 10, a expectativa dos participantes foi grande. Para André Luiz Maso e Luiz Carlos de Abreu, estudantes de Licenciatura em Filosofia, a experiência de participar do projeto “Movimentos Sociais e Lutas Populares da Messorregião da Fronteira Sul entre os anos de 1980-2010”, o qual tem a participação de três professores, nove bolsistas e mais quatro voluntários, trouxe vários ganhos para suas vidas acadêmicas. Conforme André, a pesquisa sobre os movimentos sociais durante este período estão servindo para adquirir um bom conhecimento sobre o assunto e conhecer a vida de muitos personagens que fizeram parte destes eventos. Luiz Carlos aproveitou os meses de estudo para levantamento de dados históricos. “É um grande aprendizado que vai além da sala de aula”, avalia.
Outro trabalho apresentado no dia 9 em Chapecó por alunos bolsistas de Iniciação Acadêmica foi “Grupo de Estudos Sobre os Arranjos Produtivos Locais (APLs) na Messorregião da Grande Fronteira do Mercosul”, com a participação das acadêmicas de Administração Taiza Meckel e Jesibel Makoski Martins e orientação do professor Darlan Kroth. Trat
André Luiz e Luiz Carlos
a-se de uma coleta de dados feitas nos 396 municípios da mesorregião com a intenção de criar um observatório que contenha dados socioeconômicos atualizados, os quais sirvam de base para solidificação das APLs já em andamento ou para criação de novas. Na opinião de Darlan, “a Mostra está servindo para apresentar e socializar os resultados das pesquisas, além de iniciar os estudantes no meio científico”.
Estas duas etapas da I Mostra de Iniciação Acadêmica da UFFS tiveram como organizadores a Diretoria de Assuntos Estudantis da universidade e a Secretaria de Assuntos Estudantis e Coordenação Acadêmica do campus Laranjeiras do Sul.
“A Mostra de Iniciação Acadêmica da UFFS é o primeiro resultado concreto de nosso esforço em prol da permanência dos estudantes carentes no campus, com um investimento R$ 1,7 milhão”. Este é o pensamento do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff. Para o dirigente, “o programa teve na sua origem dois objetivos básicos: o de evitar que o estudante se evada da UFFS em função de problemas financeiros e proporcionar ao estudante carente a oportunidade de desenvolver plenamente o seu potencial, participando de projetos acadêmicos preparados por seus docentes”. No entendimento de Ristoff, “a ideia da Mostra é possibilitar uma avaliação dos resultados desta primeira experiência, identificando pontos positivos e negativos, permitindo assim orientar os próximos passos do programa”.
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