Comissão de Ética Para Uso de Animais da UFFS conquista credenciamento do CONCEA

Publicado em: 12 de agosto de 2014 00h08min / Atualizado em: 12 de agosto de 2014 00h08min

Depois de quase dois anos de trabalho, a UFFS concluiu o processo para credenciamento da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O credenciamento foi comunicado à Universidade pelo Ofício nº 57/2014-SE/CONCEA.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, “o credenciamento da CEUA/UFFS foi publicado no Diário Oficial da União em junho, o que nos permite atuar de forma legal e plena, atendendo as demandas da UFFS e de outras instituições”.

Com o credenciamento pelo CONCEA, a UFFS atende uma necessidade legal neste campo de pesquisa. “Há uma legislação nacional sobre o uso de animais para atividades de ensino e de pesquisa e a UFFS, enquanto autarquia federal, deve zelar pelo seu cumprimento. O credenciamento da CEUA da UFFS nos protege enquanto instituição”, informa Trevisol.

A Comissão de Ética no Uso de Animais da UFFS (CEUA/UFFS) é a instância, no âmbito da Instituição, responsável pelo recebimento, pela análise e aprovação dos projetos de ensino ou de pesquisa que envolvem animais. A CEUA é constituída por membros representantes dos campi da UFFS e pela Sociedade Protetora dos Animais, designados pela Portaria Nº 1767/GR/UFFS/2013. “Os pesquisadores e os estudantes que desenvolvem tais atividades devem reportar-se à CEUA, pois essa é a instância legalmente constituída para analisar os protocolos”, salienta Joviles.