Com intenção de qualificar e capacitar os servidores que fazem parte dos setores de acessibilidade da UFFS, um grupo de nove técnicos-administrativos participou, nos dias 13 e 14, de oficinas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde conheceu o Núcleo de Acessibilidade e o Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Educação (Anima).
Durante os dois dias de atividades, os servidores da UFFS receberam informações sobre assuntos relacionados à “Construção de jogos pedagógicos”, “Acessibilidade como prática no ensino superior”, “Ergonomia no ambiente escolar”. Os encontros foram orientados por profissionais de Psicopedagogia, Fisioterapia, Psicologia e Educação, ligados ao Anima da UFSM.
O Núcleo de Acessibilidade da UFFS foi instituído pela Resolução Nº 003/2012 – CONSUNI/CGRAD, de novembro de 2012. Já os membros dos setores de acessibilidade dos campi foram designados pela Portaria Nº 774/GR/UFFS/2013. Os setores de acessibilidade são formados por servidores da área de Pedagogia e por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Também colaboram docentes que desenvolvem pesquisas na área.
Entre os principais serviços prestados pelos setores de acessibilidade, que já atendem nos campi em locais adequados e preparados para oferecerem serviços de apoio, estão o empréstimo de notebooks com programas leitores de tela e gravadores para os estudantes e servidores com deficiência visual e disponibilidade de material impresso e adaptado em áudio. Os servidores ligados aos setores também costumam fornecer orientação aos docentes e coordenadores de curso sobre como trabalhar com os estudantes com necessidades especiais.
Conforme dados da Diretoria de Políticas de Graduação (DPGRAD), atualmente os setores de acessibilidade atendem nos seis campi 40 pessoas com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento. Os serviços tendem a ser ampliados e qualificados com a aprovação da nova Estrutura do Núcleo de Acessibilidade e dos Setores de Acessibilidade dos campi, com previsão de aumento de servidores envolvidos e de equipamentos com tecnologia assistiva.
A Resolução de ampliação da estrutura, bem como a Resolução que aprova a Política de Acesso e Permanência da Pessoa com Deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, tramitam na Câmara de Graduação do Conselho Universitário (Consuni) e devem ser aprovadas nos próximos trinta dias.