Nova política de preços dos RUs iniciará em 26/08
Cada estudante deve conferir no sistema SCI se o tipo de ticket vinculado à sua carteirinha está correto

Publicado em: 23 de agosto de 2024 13h08min / Atualizado em: 23 de agosto de 2024 13h08min

Na segunda-feira, dia 26 de agosto, entrará em vigor a nova política de acesso aos Restaurantes Universitários (RUs) da UFFS. A partir desta data estarão isentos da cobrança do valor do ticket para as refeições os estudantes ingressantes por meio de cotas, até que seu Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) seja calculado; imigrantes ingressantes na graduação com visto humanitário, até que seu IVS seja calculado; e indígenas, quilombolas e demais estudantes que tenham IVS na Faixa I.

Para poder garantir a isenção, porém, o estudante deverá conferir, a partir da tarde desta sexta-feira, dia 23, se o tipo de ticket vinculado à sua carteirinha está correto (cada categoria é identificada por uma cor específica, como informado no subtítulo abaixo). Esta consulta é feita no sistema SCI, https://sci.uffs.edu.br, que deve ser acessado com o mesmo login e senha dos demais sistemas da UFFS, como o SIGAA. No SCI precisa ser selecionada no menu a opção Cartão Pessoal e em seguida Tipo de Ticket. Se o tipo do ticket estiver correto, basta apresentar a carteirinha e o respectivo ticket e acessar o RU.

Caso o tipo de ticket vinculado à carteirinha esteja incorreto, o estudante deverá enviar uma mensagem para o e-mail proae.dasm@uffs.edu.br e informar sobre o problema. Outra opção será comunicar sobre a divergência à equipe do RU, para que ela faça os encaminhamentos necessários.

Tickets

O atual controle de acesso aos RUs permanece o mesmo, por meio da apresentação de carteirinha de identificação e ticket. Os estudantes beneficiados com a isenção total não precisarão mais apresentar o ticket (no sistema SCI o ticket para esta categoria é identificado pela cor branca). Para os demais, as cores variam conforme a categoria do usuário, da seguinte forma:

- Verde: para estudantes que não se enquadram nas situações de isenção total ou parcial e que continuarão acessando o RU pagando valor integral para a categoria (R$ 2,50);

- Amarelo: para estudantes enquadrados na Faixa II, que terão desconto de 50% e pagarão R$ 1,25 pela refeição;

- Azul: servidores, que pagam o valor integral da refeição;

- Vermelho: visitantes, que pagam o valor integral da refeição. No caso dos campi que não aderiram ao ticket vermelho, poderá ser utilizado o ticket azul para os visitantes.

O sistema identificará a cor e o tipo de ticket do usuário no momento da leitura do cartão, não será aceito ticket de cor diferente do registrado. Caso haja divergência entre o tipo de ticket do usuário registrado no sistema e o que ele alega ter direito, será considerado o do sistema, até que qualquer ajuste seja realizado. Usuários que tenham tickets que difiram de sua nova categoria, poderão acordar troca com a empresa responsável pelo RU, mediante pagamento das diferenças devidas.

Caso os estudantes que passam a ter direito à isenção total tenham ainda tickets em bom estado, o recomendado é que dialoguem com a empresa responsável pelas refeições no RU para devolvê-los e receber o ressarcimento. Outra opção pode ser o repasse a outros colegas.

Cadastro ativo

A isenção da cobrança no RU foi aprovada pela Resolução n° 170/CONSUNI/UFFS/2024 e retificada pela Resolução n° 172/CONSUNI/UFFS/2024. Esta política altera a Resolução n° 20/CONSUNI/UFFS/2015, que aprova a cobrança de valores para acesso às refeições nos RUs da UFFS. Conforme as regras estabelecidas, com exceção dos estudantes indígenas e quilombolas, para fazer jus à isenção os ingressantes deverão preencher o cadastro socioeconômico e manter ele ativo, caso contrário, perderão o direito à isenção. Aqueles que, após o cálculo do IVS, ficarem enquadrados na Faixa II, terão desconto de 50% nos tíquetes do RU, e pagarão R$ 1,25 por refeição.