Publicado em: 04 de dezembro de 2024 14h12min / Atualizado em: 04 de dezembro de 2024 20h12min
A 14ª edição da Feira Anarquista, realizada em São Paulo durante o mês de novembro, recebeu o lançamento e a primeira apresentação pública do livro "Alebrijes Anárquicos: Anarquía, praxis anticolonial y autonomías en América Latina", dos autores Gaya Makaran e Cassio Brancaleone. A obra foi editada em colaboração pela Editora da UFFS, a editora Bajo Tierra, da Ciudad de Mexico, e pela editora Editorial Eleuterio, sediada em Santiago de Chile.
Conforme a equipe da Editora UFFS, “o livro foi bem acolhido pelos presentes, que destacaram a relevância do tema e a necessidade de recuperar na tradição anarquista sua potência e contribuição anticolonial. A publicação, apesar de escrito em espanhol e não possuir edição impressa no Brasil, possui versão gratuita disponível no site da Editora da UFFS”.
Sobre o Livro
"Alebrijes Anárquicos: Anarquía, praxis anticolonial y autonomías en América Latina" é uma obra que mergulha nas práticas anarquistas sob uma perspectiva latino-americana, entrelaçando resistências anticoloniais, experiências de autonomias sociais e comunitárias e a tradição militante do anarquismo como linguagem e prática política em nossa região.
Dividido em cinco capítulos, o livro explora as conexões entre os fenômenos de auto-organização popular e as teorias e práticas libertárias, buscando mediação na figura metafórica do Alebrije - as criaturas oníricas-zoomórficas da cultura popular mexicana.
Com um estilo reflexivo e provocador, os autores convidam os leitores a imaginar seus próprios "alebrijes" como parte do vasto húmus de lutas anticoloniais e autônomas que seguem emergindo na América Latina.
A Feira Anarquista de São Paulo
Organizada de forma autogestionada por três coletivos – Biblioteca Terra Livre, Centro de Cultura Social e Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri – a Feira Anarquista é um espaço dedicado à reflexão e difusão de ideias e práticas anarquistas.
Desde sua primeira edição, em 2006, o evento é promovido se orientando pelos valores da ação direta, do apoio mútuo e da educação libertária, combatendo a opressão, exploração e discriminação em todas suas formas. Além das bancas de livros, fanzines e artes, a programação da Feira contou com palestras, debates, oficinas e atividades culturais. Havia também um espaço dedicado às crianças, que refletia a preocupação dos organizadores em integrar todas as gerações no âmbito desse espaço.
Acesse aqui esta e outras obras disponíveis para leitura no catálogo da Editora UFFS.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03 de dezembro de 2024
Eventos
03 de dezembro de 2024
Nossa UFFS
03 de dezembro de 2024
Pós-Graduação