Publicado em: 16 de abril de 2012 09h04min / Atualizado em: 22 de março de 2017 16h03min
Aconteceu nos dias 15 e 16, em Itá-SC, a oficina do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul (Forgrad Sul). O fórum é constituído por todos os pró-reitores de graduação ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários. O ForGrad Sul desse ano está sob a coordenação geral da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Participam da coordenação da regional Sul a professora da UFFS, Cláudia Finger-Kratochvil, a professora da Unesc, Robinalva Borges Ferreira, a professora da UEPG, Graciete Tozetto Goes e a professora da Unisc, Carmem Carmem Lúcia de Lima Helfer.
Nos dois dias de oficina foram discutidos temas relacionados a “Expansão e Qualidade das IES no Sul: dimensões quanti e quali” com o objetivo de elaborar propostas que serão encaminhadas ao Fórum Nacional.
A abertura do evento foi realizado pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo, pelo presidente do Fórum Nacional do Pró-reitores de Graduação (ForGRAD), Waldenor Moraes Filho, e pela coordenadora do ForGrad Sul, Claudia Finger-Kratochvil. A primeira mesa redonda e debate foi com o tema “Expansão e Qualidade das IES no Sul: dimensões quanti e quali” com a participação do reitor da UFFS, Jaime Giolo, o reitor da Unesc, Gildo Volpato, e pelo reitor da Unisc e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Vilmar Thomé.
No segundo dia, o debate foi com o tema “Evasão: uma situação instada e difícil de atacar”, ministrado pela professora da UniRio, Loreine Hermida da Silva e Silva. Logo após, foram formados grupos de estudo para discutir as contribuições do ForGrad Sul a políticas de qualificação da graduação: ingresso, permanência e sucesso. Após a discussão, os grupos fizeram seu relato e houve a apresentação do rascunho da Carta de Foz do Iguaçu/Chapecó e inclusão de novas propostas a partir do debate realizado em Itá.
FORGRAD
O Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad) tem como objetivo formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem o pleno desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.
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