OMOC realiza primeira fase de 2023 na próxima semana
Olimpíada de Matemática está na sexta edição e envolve estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da região oeste de SC

Publicado em: 23 de agosto de 2023 09h08min / Atualizado em: 23 de agosto de 2023 16h08min

Nos dias 29 e 30 de agosto, será realizada a primeira fase da Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), que, em 2023, está em sua sexta edição. Nessa fase serão aplicadas nas escolas as primeiras provas, que terão duração de duas horas e serão compostas por 10 questões de múltipla escolha. A segunda fase, com os estudantes classificados na primeira, ocorrerá na UFFS – Campus Chapecó em 21 de outubro.

Como explica o coordenador da OMOC, Milton Kist, a olimpíada envolve estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, assim como instituições particulares. A competição é dividida em três níveis, de acordo com o ano escolar dos estudantes.

Segundo Kist, nessa edição, 90 escolas de 25 municípios da região de abrangência da UFFS se cadastraram para participar da olimpíada. “Para esse êxito e alcance da OMOC, vale destacar o empenho das redes de ensino, dos gestores e professores das escolas. Eles são os grandes incentivadores e parceiros para que as olimpíadas aconteçam”, afirma.

A organização da olimpíada é feita pela UFFS, por meio do programa de extensão “OMOC – Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense”, que tem como coordenador o professor Milton Kist e como vice-coordenadora a professora Divane Marcon. A iniciativa conta ainda com a colaboração da professora Janice Teresinha Reichert, de estagiários, bolsistas e voluntários do curso de Matemática.