Palestra internacional acontece no Campus Cerro Largo

Publicado em: 23 de maio de 2011 10h05min / Atualizado em: 21 de março de 2017 11h03min

Na quarta-feira (25), a UFFS Campus Cerro Largo realizará palestra com o professor e pesquisador peruano Oscar Jara. O tema será “Universidade e a Educação Popular”, e está inserido no Projeto de Formação Permanente dos Professores e Técnicos-administrativos do campus, a ser desenvolvido ao longo de 2011.

O Campus Cerro Largo pretende realizar um debate sobre a Educação Popular e o desafio que se apresenta à universidade para inserir-se nesse contexto, uma vez que a UFFS expressa em seus princípios o compromisso de ser popular. A palestra acontecerá às 14h no auditório, com a presença dos docentes e técnicos-administrativos da UFFS, e também de professores das redes municipal e estadual de ensino.

O palestrante possui experiência de vida e produção teórica na área de Educação Popular. Ele foi admirador, aluno e amigo de Paulo Freire e tenta seguir à risca uma de suas mais célebres frases: “Não quero ser replicado; quero ser reinventado”.

Seu trabalho em educação popular começou nos anos 70, junto a campesinos de seu país natal. O trabalho o levou a percorrer diversos países da América do Sul e, finalmente, a se radicar na Costa Rica, onde atualmente dirige o Centro de Estudos e Publicações da Rede Alforja, e coordena o Programa Latino-Americano de Apoio a Sistematização de Experiências do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (Ceaal). No Brasil, o educador realizou atividades de formação com o Instituto Cajamar, em São Paulo; com o MST, em Veranópolis (RS), e com o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova), no Rio Grande do Sul, entre outros.