PDI será discutido pela comunidade universitária durante os meses de agosto e setembro

Publicado em: 27 de junho de 2012 08h06min / Atualizado em: 23 de março de 2017 15h03min

Como parte do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), durante os meses de agosto e setembro estão previstos fóruns de discussão nos cinco campi para acolher sugestões em torno dos nove eixos temáticos que compõem o Plano, o qual compreende o período de 2012 a 2016. A proposição é da Pró-Reitoria de Planejamento, que desde 2011 vem fazendo uma sistematização das informações fornecidas pelos setores administrativos e pedagógicos da Universidade, visando especialmente o trabalho de estruturação do PDI a partir das atividades desencadeadas pelas Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão e Cultura para desenhar as políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão da UFFS.

Esse trabalho em conjunto com a comunidade universitária tem como horizonte identificar a instituição no que diz respeito à filosofia de trabalho, à sua missão, às diretrizes pedagógicas, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e às que pretende desenvolver. O processo teve início no ano de 2011, seguindo várias etapas.

Na primeira delas foram levantados e reunidos subsídios legais em documentos oficiais e nos documentos internos da instituição, como planos e projetos da instituição, Relatório de Gestão 2010 e 2011, Projeto de Autoavaliação Institucional, Estatuto da UFFS e Documento da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE).

Na segunda etapa os setores da instituição forneceram um conjunto de informações técnicas, administrativas, orçamentárias, físicas e pedagógicas relacionados às atividades meio e fim da Universidade. Numa terceira etapa, após o recebimento dessas informações, ainda em andamento, a Pró-Reitoria de Planejamento estará organizando uma versão preliminar, provisória, do documento, para ser discutida, avaliada e apreciada pela comunidade universitária.

Já na quarta etapa a versão preliminar retornará aos setores da universidade para uma nova rodada de observações e verificações das informações técnicas contidas no documento. Conforme o pró-reitor de Planejamento, Vicente de Paula Almeida Júnior, depois da realização dos fóruns nos campi, durante os meses de agosto e setembro, o documento segue então para discussão e apreciação no Conselho Universitário (CONSUNI) e no Conselho Estratégico Social. “Este trabalho, que contará também com o envolvimento da Comissão Própria de Avaliação da UFFS, vem acontecendo desde 2010 com a reunião de informações sobre as várias atividades desenvolvidas na instituição. Agora vamos sistematizar estes dados e levá-los para conhecimento e apreciação de toda a comunidade universitária”, informa.

 

Etapas

Descrição

Data

Responsáveis

Situação

Primeira Etapa

 

Levantamento de Informações: documentos oficiais – atinando-se para as questões legais que norteiam os principais eixos que formam a estrutura do documento –, e documentos internos da instituição, produzidos pela sua comunidade universitária.

Julho/2011 a Set./ 2011

PROPLAN

Executado

Segunda Etapa

Recebimento das Informações, encaminhadas pelos setores da Universidade (informações técnicas, administrativas, orçamentárias, físicas e pedagógicas relacionados às atividades meio e fim da instituição).

Set./2011 a Março/ 2012.

PROPLAN, PROGRAD, PROPEPG, PROEC, PROAD, SEGEP, SEAE, SEO, SETI e SELAB.

Executado

Terceira Etapa

Sistematização de uma versão preliminar do documento.

Abril/2011 a 11 de Julho de 2012

PROPLAN

Em execução

Quarta Etapa

Encaminhamento da versão preliminar aos setores da universidade - PROGRAD, PROPEPG, PROEC, PROAD, SEGEP, SEAE, SEO, SETI e SELAB - para observações e verificações das informações técnicas contidas no documento.

12 de Julho de 2012 a 20 de Julho de 2012

PROPLAN, PROGRAD, PROPEPG, PROEC, PROAD, SEGEP, SEAE, SEO, SETI e SELAB.

Planejado

Quinta Etapa

Fóruns de Discussão com a comunidade da UFFS, nos cinco campi, para acolher as mais variadas contribuições em torno dos eixos temáticos que compõem o Plano.

Agosto/2012 a Set./2012

Docentes, Discentes, Técnicos Administ. e Representantes da comunidade externa, nos cinco campi da UFFS.

Planejado

Sexta Etapa

Encaminhamento do documento para discussão e apreciação no Conselho Universitário da UFFS (CONSUNI).

Setembro de 2012

CONSUNI

Planejado