Pesquisa registra 89,6% de aprovação ao IV Festival Cultura de Fronteira
Evento teve recorde de inscrições na edição deste ano e fez parte das comemorações dos 15 anos da UFFS

Publicado em: 17 de outubro de 2024 16h10min / Atualizado em: 17 de outubro de 2024 16h10min

A quarta edição do Festival Cultura de Fronteira, realizada nos meses de agosto de setembro deste ano, registrou, conforme pesquisa realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), uma taxa de aprovação de 89,6%. Ao todo, 153 pessoas da comunidade acadêmica da UFFS responderam a pesquisa e, destas, 69,3% consideraram o evento ótimo e 20,3% o avaliaram como bom.

De acordo o diretor de Arte e Cultura, Ronnie Schroeder, além da aprovação, um outro aspecto que se destaca na pesquisa é que “79,7% dos participantes não tiveram a oportunidade de participar da etapa geral do festival, que ocorreu no Campus de Cerro Largo. Isso evidencia que a grande maioria, mesmo não tendo participado do momento final de comemoração dos 15 anos, esteve presente nas comemorações realizadas em todos os campi”.

A resposta referente a presença nas atividades, por campus, teve o seguinte resultado: 36,6% participaram em Erechim, 15,7% em Realeza, 13,7% em Chapecó, 13,1% em Laranjeiras do Sul, 11,1% em Cerro Largo e 9,8% em Passo Fundo. “Se dividirmos por segmento, as respostas foram de 36,6% de docentes, 32% de TAEs, 30,7% de discentes e 0,7% da comunidade externa”, pontua o diretor de Arte e Cultura.

Na pesquisa foi questionado, ainda, de quais atividades cada pessoa participou. Em Cerro Largo e Laranjeiras do Sul a maior adesão foi a etapa local do festival, já em Chapecó foi a apresentação da Orquestra Sinfônica de Chapecó. Em Erechim o destaque foi o dia aberto a comunidade acadêmica, em especial a Feira de Artesanato e a Feira da Agricultura Familiar. No Campus Passo Fundo a maioria das pessoas informou que foi ao show musical e a cerimônia de entrega do jaleco e em Realeza o destaque foi a sessão solene.

Houve também espaço para sugestões para as próximas edições. Entre as ideias apresentadas estiveram: participação da comunidade universitária de forma mais homogênea, pois em alguns campi a presença foi mais expressiva; utilização do material produzido (imagens e vídeos) nos próximos convites para participação em ações dessa natureza; e utilização dos vencedores da etapa geral em ações culturais em diferentes campi.

“A constatação final é que as atividades culturais foram um elemento significativo para que pudéssemos homenagear os 15 anos da UFFS e dividir essas experiências com a comunidade acadêmica. Em um processo de melhoria contínua, muitas das sugestões de ajustes estão sendo estudadas e algumas delas poderão ser implementadas, o certo é que caminhamos juntos para uma UFFS cada vez mais atuante e pujante nos cenários em que está inserida”, pontua Ronnie.

Recorde

“Obtivemos um conjunto de 178 inscrições, fazendo com que a edição de 2024 superasse em quantidade todos os anos anteriores. Apenas traçando um comparativo, houve um incremento de 140,54% em relação ao ano anterior (foram 74 inscrições em 2023). Na etapa geral realizada no Campus de Cerro Largo foram mais de 50 participantes, o que ocasionou um grande espetáculo, com belíssimas apresentações”, destaca Ronnie.

Nesta quarta edição houve algumas novidades, como a inclusão da modalidade Pintura/Gravura/Desenho, que se somou a Fotografia, Música, Artes Cênicas, Audiovisual (curta-metragem) e Literatura (contos e poesias), totalizando seis linguagens. Outro diferencial foram as etapas preparatórias, realizadas em maio de 2024, assim como a própria inclusão do evento nas comemorações dos 15 anos da Universidade.

Depoimentos

Confira alguns dos depoimentos deixados por integrantes da comunidade acadêmica que responderam a pesquisa:

“Achei o evento grandioso e alegre. Espero poder participar de muitos outros aniversários da UFFS!”;

“As atividades estavam muito bem organizadas”;

“A Universidade está de parabéns em investir no Festival de Cultura”;

“A oportunidade que muitas pessoas da comunidade externa tiveram de conhecer as dependências da universidade foi de grande importância para a aproximação da sociedade com a comunidade acadêmica”;

“É muito bom que haja algum espaço-tempo para essas experiências culturais”.