Publicado em: 06 de setembro de 2022 15h09min / Atualizado em: 06 de setembro de 2022 15h09min
O livro “História Ambiental em Rede” foi publicado a partir da parceria pelas redes de pesquisa entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e outras instituições de ensino superior. A colaboração foi proposta pela professora da UFFS – Campus Chapecó, Samira Peruchi Moretto, com textos de pesquisadores em história ambiental e autores vinculados às redes de pesquisa Fronteiras – Laboratório de História Ambiental da UFFS; do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (Labimha) da Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC); e do Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (Nehmur), vinculado à Universidade de Passo Fundo (UPF).
Fronteiras – Laboratório de História Ambiental da UFFS
O Laboratório Fronteiras da UFFS foi criado em 2016 a partir de um grupo de estudos envolvendo acadêmicos da graduação e da pós-graduação. Cerca de 20 alunos e seis docentes participam do projeto, sendo professores e alunos dos cursos de graduação em Geografia e História e do Programa de Pós-Graduação em História e Geografia da universidade. O Laboratório tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisas através do aporte teórico da História Ambiental, além de integrar pesquisadores num espaço interdisciplinar e institucional, propiciando debates e diálogos convergentes com as temáticas e estudos sobre o meio ambiente.
Para a professora Samira, as redes de pesquisa são trocas consistentes de conhecimento. “Os alunos que tiveram a oportunidade de publicar seus textos, anteriormente precisaram realizar a coleta de dados, através das pesquisas, além de analisar as fontes e debater resultados com os colegas da graduação, pós-graduação e doutorado. A integração foi possível pelo Laboratório Fronteiras propiciar este espaço de discussão. Por termos recebido os recursos, pudemos realizar a pesquisa e concretizar a obra”, salienta.
Conforme Samira, há planos para novas parcerias com vários projetos em rede. A exemplo, ela cita o projeto “As transformações socioambientais nos campos e florestas do Sul Brasil: a expansão das monoculturas (1950 a 2020)”. “Neste, o objetivo é investigar o processo histórico das transformações socioambientais ocorrido no sul do Brasil, mais especificamente onde havia a floresta com araucária e os campos sulinos, a partir de 1950 até 2020. Este projeto conta com o apoio do CNPq, pois foi aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes”, explica Samira.
Sobre o livro
O livro foi organizado pelos professores Eunice Sueli Nodari, Samira Peruchi Moretto, Débora Nunes de Sá e João Davi Oliveira Minuzzi, todos ligados a laboratórios de pesquisa em história ambiental. A obra foi lançada em uma parceria entre as editoras Univale e Acervus, e está disponível no formato digital.
*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão de Flávia R. Durgante
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS