PIBID completa um ano com ampliação de projetos na UFFS

Publicado em: 05 de julho de 2012 10h07min / Atualizado em: 23 de março de 2017 16h03min

Uma rede de estudos, descobertas e empolgação pela docência com 293 bolsistas. É esse o panorama atual do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido há pouco mais de um ano na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visando a valorização do magistério, integra a educação básica e a educação superior e, paralelamente, eleva a qualidade das ações acadêmicas de formação de professores e insere os estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação.

Para os 24 meses iniciais, o projeto já prevê um investimento de R$ 1,5 milhão aos participantes ou uma verba de custeio de mais R$ 145,5 mil. Para a coordenadora institucional do PIBID na UFFS, professora Maria Lúcia Marocco Maraschin, as bolsas são significativas, mas o mais importante são os resultados efetivos do programa naquilo que se propõe.

"É possível ver a mudança de postura nos estudantes de licenciatura, a ampliação da visão sobre a docência. O programa representa o processo de materialização da docência na prática", ressalta.

 

São mais 118,55% estudantes da UFFS em subprojetos

Depois de um ano de atividades, em junho de 2012 a UFFS teve aprovado o projeto de alteração de bolsas e ampliação de projetos, contemplando os cinco campi da universidade. Com isso, o percentual de estudantes de licenciatura participantes aumentou em 118,55%.
Para o coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais, professor Jeferson Sacool Ferreira, o PIBID na UFFS é um indicativo de que a instituição está cumprindo com o que se propõe em um dos princípios do Projeto Pedagógico Institucional: “Atendimento às diretrizes da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, estabelecidas pelo Decreto No. 6.755, 29 de janeiro de 2009, cujo principal objetivo é coordenar os esforços de todos os entes federados no sentido de assegurar a formação de docentes para a educação básica em número suficiente e com qualidade adequada”.

"A UFFS conecta, dessa forma, seu princípio com a política nacional de formação de professores", comenta Ferreira.

 

PIBID mudando perspectivas

Em Erechim, duas escolas estão sendo atendidas pelo PIBID de Pedagogia. Segundo a coordenadora de área, professora Marilane Paim, já é possível perceber o salto qualitativo nos estudantes da UFFS que atuam no PIBID. “Eles estão aprendendo a serem professores na vivência”. Para isso, a professora relata que é feito um encontro semanal com os estudantes para planejamento e avaliação.

O início do trabalho nas escolas, conforme a professora, foi um pouco difícil. “Havia uma certa restrição, não sabiam muito do que se tratava o PIBID. Fizemos uma avaliação na última semana e, depois do trabalho realizado, consideram o PIBID tão importante que gostariam que os estudantes ficassem na escola a semana toda”.

Em Realeza, o PIBID de Ciências: Física, Química e Biologia está fazendo com que os estudantes da UFFS se aprofundem em conteúdos para atuar nas atividades extra classe e no reforço escolar. Segundo o coordenador de Área, professor Marcos Leandro Ohse, é perceptível o maior interesse dos alunos das escolas, o que tem surtido efeito, inclusive, nas notas.

No Campus Laranjeiras do Sul, o subprojeto “Compromisso da UFFS pela educação de qualidade”, ligado ao curso Interdisciplinar em Educação no Campo iniciará em agosto e está contemplado na ampliação do PIBID na UFFS. Na coordenação de Área estará a professora Cladir Terezinha Zanotelli e serão oferecidas 18 bolsas para estudantes.

Durante as ações do projeto, os bolsistas participarão de atividades em salas de aula de três escolas públicas de Laranjeiras do Sul, com acompanhamento de supervisores, para maior conhecimento do espaço escolar, projeto pedagógico, organização, gestão e regimento escolar, entre outros aspectos. “Além de contribuir com as escolas envolvidas, o projeto irá proporcionar aos acadêmicos uma vivência prática das atividades de docência”, explica Cladir.

No Campus Chapecó, o PIBID em Pedagogia, coordenado pela professora Noeli Reali, atua na realização de diagnósticos escolares, recreio solidário, participação em encontros científicos, elaboração de artigos, atividades de apoio aos docentes em sala de aula e confecção de materiais didáticos, além do estudo de artigos, dissertações e teses.

Segundo a professora, as atividades dos projetos são aceitas e elogiadas na escola. Também é perceptível uma sintonia entre professores, estudantes e direção. Quanto à mudança dos pibidianos, Noeli é só elogios: “ Elas demonstram mais maturidade, mais qualidade argumentativa e acadêmica, mais responsabilidade frente à formação docente”

O PIBID em Ciências: Biologia, Física e Química, no Campus Cerro Largo, também vem mudando perspectivas em algumas escolas. Segundo o coordenador, professor Roque Ismael da Costa Güllich, os professores aderiram à proposta e participam ativamente de ações, reuniões e planejamento. Até mesmo espaços foram revitalizados depois do início das atividades do PIBID.  “As escolas ao abrirem espaço para o programa também modificam suas ações, pois ao terem em seus contextos os licenciandos, elas contam com uma interação direta entre Universidade e Escola. Isso permite que muitas ações sejam desencadeadas, espaços revitalizados (como o Laboratório de Ciências), produção de relatos de experiência (artigos em eventos) produzidos por licenciandos, professores da UFFS e professores de escola de modo compartilhado, participação efetiva dos professores no processo de formação dos licenciandos o que também retroalimenta às práticas escolares, entre outras mudanças que percebemos”, relata o professor.

 

Entenda a estrutura do PIBID nos cinco campi da UFFS:

Um projeto institucional;

16 subprojetos (Cerro Largo - Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química; Licenciatura em Letras: Português e Espanhol. Chapecó – Licenciatura em Filosofia; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em História; Licenciatura em Letras: Português e Espanhol; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Ciências Sociais. Erechim – Licenciatura em Filosofia; Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em História; Licenciatura em Geografia. Realeza – Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química; Licenciatura em Letras: Português e Espanhol. Laranjeiras do Sul – Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo);

Uma coordenadora institucional;

Um coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais;

16 coordenadores de área (professores da UFFS que coordenam as atividades em cada área);

29 supervisores (professores das escolas da rede pública de educação que fizeram convênio com o programa);

18 escolas com PIBID – UFFS;

212 bolsistas estudantes da UFFS (ficam 12 horas semanais envolvidos com os projetos – oito horas na escola e quatro horas com o coordenador do projeto)