Publicado em: 18 de setembro de 2013 08h09min / Atualizado em: 29 de março de 2017 09h03min
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência reuniu, nesta quarta-feira (18), professores dos cursos de licenciaturas de cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para construir e homologar a proposta para o novo programa, que inicia em 2014.
A Coordenadora Institucional do Programa, Professora Maria Lucia Maraschin, explica que o programa, que está em andamento na UFFS, iniciou em 2011 e encerra em dezembro de 2013. “Esse foi o primeiro PIBID da UFFS. Iniciamos com 14 projetos, 97 estudantes, 14 professores supervisores e 12 professores coordenadores de subprojetos. Em 2012, um edital da Capes permitiu a expansão de vagas e a ampliação de subprojetos, então passamos a abranger todas as licenciaturas da UFFS, com 16 projetos, 16 coordenadores de subprojetos, 29 supervisores e 205 estudantes bolsistas”, diz.
De acordo com a professora, o PIBID da UFFS abriga um contingente de 250 bolsistas. “Tamanha sua importância, o programa deixou de ser uma política de governo e, com a alteração na Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), passou a ser uma política pública de formação inicial de professores. Essa política está configurada num exercício de formação que torna o PIBID o maior projeto de ensino da Universidade. Por extensão, esse projeto alcança cerca de oito mil pessoas em três estados diferentes, pois abrange a comunidade interna da UFFS e também a externa”, desta Maria Lucia.
Os próximos passos do PIBID são rumo à consolidação da proposta para o próximo ano, que será submetida ao edital publicado em 2 de agosto de 2013. Segundo a Coordenadora, o encontro desta quarta-feira tem a intenção de socializar a nova proposta institucional. “Reunimos os possíveis coordenadores dos subprojetos que pensamos para 2014, com a finalidade de qualificar a proposta da UFFS e homologá-la”, conta.
A Coordenadora também explica que, visando a construção da proposta apresentada aos futuros coordenadores hoje, a Pró-Reitoria de Graduação (instância a qual o PIBID é ligado) e a coordenação do programa realizaram uma série de reuniões nos campi. “Nos encontramos com os atuais coordenadores integrantes de subprojetos para avaliar a proposta que está sendo desenvolvida e colhemos sugestões de melhorias para a próxima edição. Também nos reunimos com as coordenações dos cursos de licenciaturas e redes de educação buscando a aproximação e o envolvimento deles com a proposta que está sendo construída para o próximo ano. Queremos que todos compreendam que a proposta do PIBID é do curso e não somente de um proponente, precisamos fortalecer essa ligação”, destacou Maria Lucia.
Entre as principais mudanças da nova proposta está o foco, que agora é voltado ao acadêmico em processo de formação. “A preocupação está em qualificar nosso aluno, melhorar o processo de formação e fazer com que ele conheça esse espaço de inserção profissional, que é a escola, e se interesse por ela”, finalizou a Coordenadora.
A UFFS tem prazo até o dia 04 de outubro para finalizar a proposta e submetê-la à seleção.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos