Publicado em: 01 de fevereiro de 2013 07h02min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min
A Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou na sexta-feira (1º) o I Encontro de Supervisores do PIBID UFFS. O evento iniciou às 9h, no Auditório da Unidade Bom Pastor e teve programação durante toda a tarde.
De acordo com a coordenadora do programa na instituição, professora Maria Lucia Marocco Maraschin, os objetivos do encontro foram “constituir um canal de comunicação efetivo entre os supervisores escolares e a coordenação institucional do PIBID e fortalecer a relação educação básica e superior via iniciação à docência”. Participaram do encontro professores de escolas públicas de Chapecó, Cerro Largo e Erechim (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR), os quais são os interlocutores junto aos subprojetos desenvolvidos dentro do PIBID UFFS.
Ainda conforme a Coordenadora, o programa tem um papel fundamental no fortalecimento da educação básica e universo acadêmico. “É através desse programa que os acadëmicos aprendem a ser professor”, pontua. Sobre o evento, Maria Lucia comenta que essa é a primeira vez que os supervisores dos três estados estão reunidos. "Esse encontro foi solicitado pelos próprios professores supervisores que queriam um momento para troca de saberes e experiências. É hora de compartilhar acertos e também erros, é a oportunidade de avaliar os projetos até agora e (re)planejar e acertar fluxos", destacou.
A programação iniciou com a palestra “O papel do Pibid na relação universidade e educação básica - a iniciação à docência”, com a professora Coordenadora do programa, e seguiu com grupos de trabalhos e debates e avaliação. Ainda durante o encontro foi exibido o documentário “Sem perder a ternura”, que conta a história do estudante da UFFS, Dionatam Luiz Plens da Luz, realizado através do subprojeto Ciências Sociais – PIBID/Chapecó – UFFS.
O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa a valorização do magistério, integra a educação básica e a educação superior e, paralelamente, eleva a qualidade das ações acadêmicas de formação de professores e insere os estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação.
Desenvolvido há pouco mais um ano na UFFS, o PIBID já conta, nos cinco campi, com 205 bolsistas estudantes da UFFS que ficam 12 horas semanais envolvidos nos projetos, e 29 supervisores, que são professores das escolas da rede pública de educação conveniadas com o programa. O projeto PIBID/UFFS congrega, no total, 242 bolsistas.
O PIBID, em números, nos cinco campi da UFFS:
Um projeto institucional;
16 subprojetos (Cerro Largo - Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química; Licenciatura em Letras: Português e Espanhol. Chapecó – Licenciatura em Filosofia; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em História; Licenciatura em Letras: Português e Espanhol; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Ciências Sociais. Erechim – Licenciatura em Filosofia; Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em História; Licenciatura em Geografia. Realeza – Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química; Licenciatura em Letras: Português e Espanhol. Laranjeiras do Sul – Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo);
Dois coordenadores institucionais;
Um coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais;
16 coordenadores de área (professores da UFFS que coordenam as atividades em cada área);
29 supervisores (professores das escolas da rede pública de educação que fizeram convênio com o programa);
16 escolas com PIBID – UFFS;
205 bolsistas estudantes da UFFS
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