Pint of Science terá primeira edição em Chapecó
Festival, que objetiva tornar a ciência mais acessível à população, terá programação nos dias 23 e 24 de maio

Publicado em: 16 de maio de 2023 14h05min / Atualizado em: 17 de maio de 2023 18h05min

Neste ano, Chapecó integrará o festival Pint of Science com outras 122 cidades do Brasil e quase 400 de todo o mundo. A proposta do evento é tornar a ciência mais acessível à população, estabelecendo um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, com a discussão de tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes.

Em Chapecó, o festival é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, a Unochapecó e os bares Sebo e Madê. Confira a programação:

Dia 23 de maio - O tema será “Ciência (puro malte) nas redes sociais”, com Ivo Dickman, graduado em Filosofia, mestre, doutor e pós-doutor em Educação, a partir das 19h30, no bar Sebo.

Dia 24 de maio - O tema será “Cannabis medicinal: o que isso quer dizer exatamente?”, com Brunna Varela, biomédica e mestranda em Ciências Biomédicas, a partir das 19h30, no bar Madê.

 

Origem do festival

Em 2012 os neurocientistas Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College London, no Reino Unido, organizaram um evento com pessoas afetadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegnerativas para que elas pudessem conhecer o laboratório em que eles trabalhavam e mostrar as pesquisas que estavam sendo realizadas.

A experiência foi inspiradora para ambos, que imaginaram que, se as pessoas estão interessadas em ir aos laboratórios encontrar os cientistas, seria interessante que os cientistas também fossem ao encontro das pessoas. Desse pensamento, surgiu o Pint of Science, que teve a primeira edição em 2013 em três cidades do Reino Unido. Atualmente o festival acontece em 26 países, no Brasil desde 2015.

Para conferir a programação do festival em todo o Brasil acesse https://pintofscience.com.br/.