Plataforma de acesso ao Acervo Arquivístico reúne documentos dos 15 anos da UFFS
Ferramenta disponibiliza documentos textuais, fotografias, áudios e vídeos que retratam a história e a trajetória da Universidade

Publicado em: 13 de agosto de 2024 14h08min / Atualizado em: 15 de agosto de 2024 13h08min

Há cinco anos, a plataforma de acesso ao Acervo Arquivístico da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) disponibiliza à comunidade universitária a consulta de documentos arquivísticos de guarda permanente, que são produzidos e acumulados pelas unidades acadêmicas e administrativas da Instituição. Os Serviços de Arquivo Permanente e Intermediário do Departamento de Gestão Documental (DGDOC), com o suporte técnico do Departamento de Infraestrutura de Aplicações da Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI), trabalham, continuamente, na seleção, descrição e publicação de objetos digitais e digitalizados, a fim de promover o acesso aos documentos arquivísticos que retratam a trajetória e as atividades desempenhadas pela UFFS.

De acordo com o Serviço de Arquivo Permanente do Departamento de Gestão Documental, no endereço da plataforma (https://acervo.uffs.edu.br), estão disponíveis documentos textuais, fotográficos, arquivos sonoros e audiovisuais, constituindo-se até o momento em um conjunto de 27.000 objetos (nato digitais e representantes digitais). Os destaques são fotografias que registram a criação das estruturas prediais dos campi, fotografias de formaturas e demais atividades acadêmicas do Campus Chapecó, boletins informativos com os principais acontecimentos da comunidade acadêmica a partir do ano de 2009, clipagem de notícias referentes às atividades acadêmicas e administrativas dos seis campi da UFFS, planos de ensino de cursos de graduação e gravações das sessões do Conselho Universitário (CONSUNI).

O conteúdo disponível na plataforma é uma opção para a comunidade acadêmica e regional acessar documentos que remontam à criação, implantação e a trajetória dos campi da UFFS em seus 15 anos de atuação. Além de servir à preservação da memória, esta ferramenta atua como fonte de informação sobre as ações da Universidade, contribuindo para a difusão e transparência dos documentos produzidos e acumulados no decorrer de suas atividades.

Buscas

Para auxiliar nas buscas, estão disponibilizadas orientações nas seções “Informações úteis” e “Como realizar buscas”, contendo o passo a passo com as diversas formas para pesquisa na plataforma. No menu “Navegar”, os visitantes podem ainda localizar conteúdos por locais, assuntos, produtores dos documentos, gêneros documentais entre outros parâmetros, além de contarem com o campo “pesquisa”, onde é possível digitar qualquer termo relacionado a algum assunto de que tenham interesse.

Dúvidas ou mais informações sobre a plataforma de acesso ao Acervo Arquivístico da UFFS podem ser solicitadas pelo e-mail arquivopermanente@uffs.edu.br.