Publicado em: 26 de junho de 2012 07h06min / Atualizado em: 23 de março de 2017 15h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou, recentemente, seu Portal de Eventos Técnico-Científicos (eventos.uffs.edu.br/), feito a partir de uma ferramenta livre para a publicação na web. O objetivo é fazer a gestão de conferências científicas, do lançamento, inscrições, submissão de trabalhos até a disponibilização dos anais produzidos nos eventos.
O Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Produtos em conjunto com a Diretoria de Infraestrutura de TI e Diretoria de Gestão da Informação (da Secretaria Especial de Tecnologia e Informação), realizou a implantação do Portal de Eventos e mantém as atividades de administração técnica e administrativa/operacional do portal. Também foram envolvidos no projeto as pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Pesquisa e Pós-Graduação, comissões dos cinco campi – com docentes, bibliotecários e outros técnico-administrativos.
Segundo a diretora de Gestão de Informação, Sigrid Karin Weiss Dutra, o portal atende à demanda de disponibilização de anais produzidos nos eventos que acontecem na instituição. Ele ainda dá visibilidade e facilita o acesso às informações resultantes de eventos institucionais em uma única interface. “O portal promove a viabilidade do acúmulo de conhecimento e saberes por parte dos comitês científicos de cada evento na operação do sistema, facilitando o processo de avaliação, além de torná-lo ainda mais ágil e seguro”, finaliza.
Para orientações sobre publicações no portal, os responsáveis por eventos devem procurar o Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Produtos.
Saiba mais:
- A UFFS, depois de estudos sobre as ferramentas que as universidades estão utilizando, optou pelo uso do Open Conference Systems (OCS), uma ferramenta livre para publicação na web.
- O sistema foi desenvolvido pela Public Knowledge Project (PKP), na University of British Columbia, no Canadá, e traduzido no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), em 1995.
- A customização para a língua portuguesa foi desenvolvida pelo Centro de Informações Nucleares (CIN/CNEN) e a distribuição ocorre através de download no site do IBICT.
- No Brasil, o software tem a denominação de Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS