Portal facilita a gestão de eventos científicos

Publicado em: 26 de junho de 2012 07h06min / Atualizado em: 23 de março de 2017 15h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou, recentemente, seu Portal de Eventos Técnico-Científicos (eventos.uffs.edu.br/), feito a partir de uma ferramenta livre para a publicação na web. O objetivo é fazer a gestão de conferências científicas, do lançamento, inscrições, submissão de trabalhos até a disponibilização dos anais produzidos nos eventos.

O Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Produtos em conjunto com a Diretoria de Infraestrutura de TI e Diretoria de Gestão da Informação (da Secretaria Especial de Tecnologia e Informação), realizou a implantação do Portal de Eventos e mantém as atividades de administração técnica e administrativa/operacional do portal. Também foram envolvidos no projeto as pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Pesquisa e Pós-Graduação, comissões dos cinco campi – com docentes, bibliotecários e outros técnico-administrativos.

Segundo a diretora de Gestão de Informação, Sigrid Karin Weiss Dutra, o portal atende à demanda de disponibilização de anais produzidos nos eventos que acontecem na instituição. Ele ainda dá visibilidade e facilita o acesso às informações resultantes de eventos institucionais em uma única interface. “O portal promove a viabilidade do acúmulo de conhecimento e saberes por parte dos comitês científicos de cada evento na operação do sistema, facilitando o processo de avaliação, além de torná-lo ainda mais ágil e seguro”, finaliza.


Para orientações sobre publicações no portal, os responsáveis por eventos devem procurar o Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Produtos.

 

Saiba mais:

- A UFFS, depois de estudos sobre as ferramentas que as universidades estão utilizando, optou pelo uso do Open Conference Systems (OCS), uma ferramenta livre para publicação na web.

- O sistema foi desenvolvido pela Public Knowledge Project (PKP), na University of British Columbia, no Canadá, e traduzido no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), em 1995.

- A customização para a língua portuguesa foi desenvolvida pelo Centro de Informações Nucleares (CIN/CNEN) e a distribuição ocorre através de download no site do IBICT.

- No Brasil, o software tem a denominação de Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC).