Pós-graduação em Produção de Leite Agroecológico recebe inscrições até quinta-feira (28)

Publicado em: 26 de fevereiro de 2013 08h02min / Atualizado em: 27 de março de 2017 10h03min

Os interessados em cursar a pós-graduação lato sensu em Produção de Leite Agroecológico, ofertada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, têm até a próxima quinta-feira (28) para realizar a inscrição. São oferecidas 50 vagas com bolsa CNPq.

O curso é direcionado a profissionais graduados em Medicina Veterinária, Agronomia ou áreas afins que sejam técnicos integrantes de redes de ATES (Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária) e ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) ou técnicos de cooperativas atuantes em áreas de assentamentos.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, das 08h30min às 11h30min e das 14h às 17h, na Secretaria Acadêmica do Campus Laranjeiras do Sul, ou via Sedex, postando os documentos necessários à UFFS (Av. Oscar Pereira Guedes, 01 – Vila Albert, Laranjeiras do Sul – PR, CEP 85303-820).

Para acessar os editais e outros documentos relacionados às inscrições, clique aqui.

Seleção

O processo de seleção será realizado em duas etapas. Na primeira (eliminatória), serão analisados a carta de apresentação do candidato e o currículo, além de verificada a conclusão de curso superior completo. Já na segunda (eliminatória e classificatória), acontecerão as entrevistas. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 15 de março.

Objetivos

A especialização tem como objetivos capacitar o profissional para trabalhar na produção de leite agroecológico, especialmente nas áreas de assentamentos da reforma agrária; propiciar domínio das técnicas agroecológicas para orientar o produtor no que diz respeito à alimentação, ao manejo, à reprodução e à sanidade do rebanho leiteiro, numa perspectiva agroecológica; atualizar quanto às novas tecnologias aplicáveis à transição e implantação de sistemas agroecológicos de produção de leite; capacitar os educandos no planejamento e execução de atividades de extensão rural com os interesses da comunidade e na participação em atividades que visem à preservação do meio ambiente, a fim de alcançar a sustentabilidade da agropecuária; e promover interação entre diferentes áreas do conhecimento técnico-científico em busca da formação de profissionais com visão eclética.

Componentes curriculares

A pós-graduação lato sensu em Produção de Leite Agroecológico conta com os seguintes componentes curriculares: I) Fundamentos da agroecologia e aspectos legais da produção de leite orgânico; II) Alimentação e nutrição do gado leiteiro; III) Pastoreio Racional Voisin (PRV) I a IV; IV) Agroecologia e sanidade animal; V) Bem-estar animal e manejo do gado leiteiro; VI) Metodologia da pesquisa; VII) Sistemas agrários e métodos experimentais; VIII) Melhoramento genético e manejo reprodutivo; IX) Viabilidade econômica e gestão associativa da produção leiteira; X) Tópicos especiais - Organização, planejamento e avaliação de atividades coletivas; XI) Seminários – I a X; XII) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).