Publicado em: 30 de janeiro de 2013 07h01min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min
O Projeto Pedagógico (PPC) para a implantação de um novo curso de Licenciatura em Educação no Campo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul foi classificado, pelo Ministério da Educação (MEC), como o terceiro melhor entre os 45 projetos apresentados por Instituições Federais de Educação Superior (IFES) de todas as regiões do Brasil.
Este será o segundo curso de Educação no Campo da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. De acordo com o coordenador do curso em Educação no Campo em andamento na UFFS, Joaquim Gonçalves, o novo curso tem algumas diferenças em relação ao primeiro. “Este curso será ofertado em regime de alternância, ou seja, em etapas. Nas etapas que acontecem na universidade, o aluno estuda em tempo integral por um período de cerca de dois meses. Durante o intervalo entre essas etapas, o aluno atua em sua própria comunidade, buscando integrar teoria e prática. Além disso, o foco do curso será outro. O nosso curso regular de Educação no Campo habilita o aluno em Ciências Naturais e Matemática. Já esse novo curso habilitará em Ciências Humanas e Sociais”, explica.
O professor esclarece que o ingresso dos estudantes no novo curso não será por meio do Processo Seletivo tradicional da UFFS. “Como é um curso que vem pelo Pronacampo (Programa Nacional de Educação do Campo), ele terá um processo seletivo especial que atenderá os objetivos do Programa, ou seja, trabalhadores da educação e trabalhadores do campo. Os detalhes serão divulgados posteriormente”. A previsão é que o início do curso aconteça no segundo semestre de 2013.Gonçalves ressalta que o PPC da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul ficou à frente de instituições que trabalham com a Educação no Campo há mais tempo. “Foi uma conquista importante para a região e para a universidade. Aqui em nossa região, temos um acúmulo de discussão sobre a Educação no Campo entre as mais importantes do País”, completa.
O PCC foi elaborado em conjunto pelos em professores Priscila Ferreira, Siomara Marques, Felipe Monteiro, Miguel de Carvalho, Mariano Luis Sanchez, Lisia Michels, Solange Von Onçay e Joaquim Gonçalves.
Segundo o Edital SESU/SETEC/SECADI/MEC Nº 02/2012 – Pronacampo, que selecionou as IFES para a criação dos novos cursos de Educação no Campo, a ação visa contribuir para a expansão da oferta da educação básica nas comunidades rurais e para a superação das desvantagens educacionais históricas sofridas pelas populações do campo, tendo como prioridade a garantia da formação inicial de professores em exercício nas escolas do campo que não possuem o Ensino Superior. Ainda conforme o documento, serão ofertadas, no mínimo, 120 vagas para os novos cursos, que terão duração de três anos. As universidades selecionadas - como é o caso da UFFS - serão autorizadas a contratar até 15 professores para cada novo curso de Licenciatura em Educação no Campo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS