PPC de novo curso de Educação no Campo é o terceiro melhor do Brasil

Publicado em: 30 de janeiro de 2013 07h01min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min

O Projeto Pedagógico (PPC) para a implantação de um novo curso de Licenciatura em Educação no Campo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul foi classificado, pelo Ministério da Educação (MEC), como o terceiro melhor entre os 45 projetos apresentados por Instituições Federais de Educação Superior (IFES) de todas as regiões do Brasil.

Este será o segundo curso de Educação no Campo da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. De acordo com o coordenador do curso em Educação no Campo em andamento na UFFS, Joaquim Gonçalves, o novo curso tem algumas diferenças em relação ao primeiro. “Este curso será ofertado em regime de alternância, ou seja, em etapas. Nas etapas que acontecem na universidade, o aluno estuda em tempo integral por um período de cerca de dois meses. Durante o intervalo entre essas etapas, o aluno atua em sua própria comunidade, buscando integrar teoria e prática. Além disso, o foco do curso será outro. O nosso curso regular de Educação no Campo habilita o aluno em Ciências Naturais e Matemática. Já esse novo curso habilitará em Ciências Humanas e Sociais”, explica.

O professor esclarece que o ingresso dos estudantes no novo curso não será por meio do Processo Seletivo tradicional da UFFS. “Como é um curso que vem pelo Pronacampo (Programa Nacional de Educação do Campo), ele terá um processo seletivo especial que atenderá os objetivos do Programa, ou seja, trabalhadores da educação e trabalhadores do campo. Os detalhes serão divulgados posteriormente”. A previsão é que o início do curso aconteça no segundo semestre de 2013.Gonçalves ressalta que o PPC da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul ficou à frente de instituições que trabalham com a Educação no Campo há mais tempo. “Foi uma conquista importante para a região e para a universidade. Aqui em nossa região, temos um acúmulo de discussão sobre a Educação no Campo entre as mais importantes do País”, completa.

O PCC foi elaborado em conjunto pelos em professores Priscila Ferreira, Siomara Marques, Felipe Monteiro, Miguel de Carvalho, Mariano Luis Sanchez, Lisia Michels, Solange Von Onçay e Joaquim Gonçalves.

Segundo o Edital SESU/SETEC/SECADI/MEC Nº 02/2012 – Pronacampo, que selecionou as IFES para a criação dos novos cursos de Educação no Campo, a ação visa contribuir para a expansão da oferta da educação básica nas comunidades rurais e para a superação das desvantagens educacionais históricas sofridas pelas populações do campo, tendo como prioridade a garantia da formação inicial de professores em exercício nas escolas do campo que não possuem o Ensino Superior. Ainda conforme o documento, serão ofertadas, no mínimo, 120 vagas para os novos cursos, que terão duração de três anos. As universidades selecionadas - como é o caso da UFFS - serão autorizadas a contratar até 15 professores para cada novo curso de Licenciatura em Educação no Campo.